É possível viver de renda com a locação de imóveis? Entenda!

viver de renda
4 minutos para ler

Quem nunca quis viver de renda ao investir em um imóvel para locação? Por ser um valor mensal garantido que pode ajudar em suas despesas pessoais ou ainda funcionar como uma forma de investimento, comprar um imóvel com a intenção de alugá-lo pode ser um grande negócio.

Somente em São Paulo, podemos observar um crescimento de 19% no mercado de locação de acordo com levantamento, mostrando potencial de crescimento para aqueles que buscam uma renda extra ou até viver do faturamento do aluguel.

Com a mudança do comportamento do consumidor, as novas estratégias estão mais voltadas para morar perto de seu trabalho, por exemplo, ou locais de fácil acesso, em vez de pensar em posse. Desse modo, vemos uma tendência bastante interessante para aqueles que querem investir no negócio.

Então, se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de continuar a leitura abaixo!

Planeje a compra de seu segundo imóvel

Antes de mais nada, é importantíssimo que você já tenha o seu próprio imóvel para, então, viver de renda por meio do segundo. Para tanto, nada mais relevante do que programar a sua compra, a fim de evitar endividamentos e possíveis perdas, não é mesmo?

Por isso, estude um local e o tipo de nicho que deseja atender, para buscar um imóvel que seja fácil de alugar. Além disso, tenha sempre uma reserva para possíveis emergências para não ter que recorrer ao banco.

Estude as leis sobre aluguel

Apenas querer alugar não é o necessário para conseguir viver de renda, pois existem outros fatores, como os direitos do inquilino que devem ser compreendidos. Desse modo, a partir de tais leis é possível entender como deve ser feito o contrato, pagamento de taxas extras condominiais etc.

Há também o outro lado para compreender o que é seu por direito, como qual o prazo determinado para o recebimento do aluguel e tantas outras particularidades. Portanto, leia a respeito!

Considere a contratação de uma imobiliária

Se essa vai ser sua primeira experiência, então, considere contratar uma empresa que possa ajudá-lo a poupar tempo e que tenha expertise no assunto para evitar possíveis dores de cabeça. Além disso, com a contratação de uma imobiliária, você não precisa investir em divulgação do imóvel, nem ficar sujeito a não ter uma análise segura do locador.

Saiba calcular o preço do aluguel

Nada mais justo do que saber exatamente quanto cobrar pelo aluguel, não é mesmo? De forma geral, o valor pode ser de 0,5% a 1% do valor total de seu imóvel. No entanto, ainda há outros fatores que podem encarecer o valor como localização, áreas verdes e comércio pela região.

Viu como é possível viver de renda com a locação de imóveis? De acordo com o panorama do mercado imobiliário brasileiro, essa é a mais nova tendência e pode se tornar um grande negócio para você que tem capital para investir em locais com bom acesso, por exemplo.

Para tanto, lembre-se de se atentar aos pontos destacados: planejar a compra do segundo imóvel, estudar as leis sobre aluguel, considerar a contratação de uma imobiliária e saber calcular o preço que deve ser cobrado.

E agora, se você está interessado em viver de renda de locação de imóveis, não deixe de entrar em contato com a Desenrola e saber como podemos ajudá-lo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário