Vila Madalena: o bairro boêmio de Sampa

vila madalena
4 minutos para ler

A Vila Madalena é um lugar especial tanto para os paulistanos quanto para quem vem turistar na capital paulista. Gastronomia, cultura, boemia e o comércio alternativo são as grandes atrações do bairro, que tem nos seus moradores a personalização de um estilo de vida único. Conheça mais:

Restaurantes

Astor, Posto 6, Paellas Pepe, Olívio, O Pasquim… seja para quem gosta de carne, prefere frutos do mar ou o autêntico petisco de boteco, a Vila Madá serve bem a todos os gostos.

Comércio

Se você é ligado em produtos de alta tecnologia, a Vila Madalena definitivamente não vai te atrair pelas compras. Agora, se seu estilo é mais alternativo e você está sempre em busca de roupas, decorações e presentes descolados e com o famoso “borogodó”, não deixe de visitar lojas como CAS, Polly Magoo, Casa Canela e Amoreira, entre outras várias. Fazer um tour a pé pela Rua Fidalga e Mourato Coelho é o melhor jeito de se encantar com as vitrines.

Vida noturna

As opções são ecléticas como o estilo do bairro. Do samba do Favela ao Hip Hop do Nola. Da cerveja sempre gelada dos pubs Presley e Republic ao boteco raiz, muito bem representado pelo Porto Madalena, junto com uma porção de restaurantes que tocam música ao vivo. A “Vila”, como é conhecida pelos seus frequentadores, tem a concorrência acirradíssima de Pinheiros neste quesito. O bairro vizinho até leva a melhor em quantidade, mas no quesito qualidade, a briga é muito boa.

Mobilidade

A região está cercada pelas linhas Verde e Ouro do Metrô, e pela linha Esmeralda da CPTM, o que por si só já permite sair e chegar da Vila com uma facilidade que pouco se vê em São Paulo. Junta-se a isso a localização privilegiada, muito próxima à Marginal Pinheiros, Av. Rebouças, Av. Pompéia, Av. Heitor Penteado e Av. Cerro Corá, e o bairro acaba se tornando um dos principais acessos à zona Oeste da capital, seja de transporte público, compartilhado ou particular.

Cultura

A Vila Madalena tem, segundo alguns, o fim de tarde mais bonito de São Paulo, na famosíssima Praça do Pôr do Sol. Localizada na parte alta do bairro, seus diferentes pontos (a praça é gigantesca!) proporcionam vistas incríveis de várias regiões da cidade, além do famoso pôr do sol que batiza a praça. Também valem a visita os impressionantes Museu da Pessoa (que tem todo o seu acervo virtual) e a Casa Museu do Objeto Brasileiro, cuja proposta é valorizar o artesanato brasileiro do ponto de vista da sua contribuição à arte popular. Para quem gosta de feira livre, a da Vila Madalena está entre as mais famosas de São Paulo. 

Parques

O bairro em si tem dois parques – o Parque da Vila Madalena e o Zilda Natel – porém, em seus limites fica o Parque Villa Lobos, que com 700 mil m² é um dos maiores de São Paulo, e que conta com atrações imperdíveis como a Biblioteca do Parque Vila Lobos, quilômetros de pistas para caminhada e corrida, várias quadras poliesportivas e campos de futebol e um espaço que frequentemente abriga grandes eventos, como por exemplo as turnês do Cirque du Soleil por São Paulo. Se você pensar em ir de carro ao parque, pense de novo: o estacionamento é concorridíssimo, não tem sombra e pode causar uma certa frustração para quem não é muito fã de sair cedo de casa para o rolê.

Shows

O espaço mais conhecido da Vila Madalena é o Teatro Brincante, fundado em 1989. O teatro é tão “a cara da Vila” que já teve dois endereços no bairro, na mesma rua, a Purpurina. Outros teatros menores, para peças experimentais, se espalham pelo bairro, como o Grupo 3 de Teatro e a Sala Crisantempo.

Casas

Grandes, pequenas, assobradadas, em áreas veres, perto de tudo… Nesta região da cidade de São Paulo, as casas ainda aparecem em maior número que os prédios.

Apartamentos

Nos últimos 10 anos alguns prédios têm sido erguidos na região da Vila Madalena, trazendo o conceito de moradia em condomínios clube para o bairro, muito popular pela quantidade de casas. Com uma boa oferta de plantas, os empreendimentos do bairro são muito valorizados, fato que reflete a exclusividade de morar em um local rodeado de verde e com toda a conveniência da área de lazer completa.

Curtiu? Acha que é o lugar certo para você? Então confira os melhores imóveis da Vila Madalena no site da Desenrola. Além disso, siga a gente no Instagram para acompanhar mais conteúdos como este.

Você também pode gostar

Deixe um comentário