Valorização de imóveis: o que é preciso saber sobre o tema?

valorização de imóveis
6 minutos para ler

Você possui uma propriedade e tem planos de lucrar com o espaço em um futuro não muito longe? Então, chegou o momento de saber mais sobre a valorização de imóveis. Isso mesmo! Atualmente, esse tem sido um detalhe que vem chamando a atenção dos vendedores, uma vez que na hora de colocar um local a venda, automaticamente, ele se transformará em um produto.

Com um grande número de ofertas no setor, também será preciso ter alguns diferenciais para conseguir driblar a concorrência e se destacar. Mas afinal, como fazer com que uma construção seja bem valorizada? Como essa mudança pode ser avaliada? Essas e outras questões similares serão respondidas neste post.

Para que você fique por dentro do tema e consiga fechar o melhor negócio, trouxemos para este conteúdo um apanhado de dicas e informações que farão toda a diferença na sua realização a curto, médio ou longo prazo. Continue acompanhando e anote tudo!

Como funciona a valorização de imóveis?

No universo imobiliário, o termo “valorização” já é bastante conhecido. E para quem ainda desconhece o seu conceito, explicamos: em linhas gerais, tal processo diz respeito ao valor de um determinado empreendimento, podendo ser residencial ou comercial.

Com o tempo, é possível que esse preço aumente, de acordo com mudanças realizadas no próprio espaço, como também em relação ao seu entorno. Essa transformação de valores é o grande objetivo dos investidores que vivem em busca de conquistar bons lucros com a chamada especulação imobiliária. Ou seja, é bem relevante!

Agora, vamos aos exemplos? Imagine que você adquiriu um imóvel por R$300 mil. Se, após alguns anos, o seu bairro teve melhorias e até algumas reformas foram realizadas internamente, é possível que esse preço já tenha se modificado e, agora, você conseguirá vender a propriedade por até o dobro da quantia que foi investida inicialmente.

Quais são os indicadores da valorização imobiliária?

A valorização de imóveis não acontece sozinha. Para chegar a um valor final, é necessário que haja um histórico de preços e, a partir disso, seja verificado se houve valorização ou desvalorização do espaço. Diante desse cenário, existem alguns índices que foram criados especialmente para fazer esse tipo de coleta e analisar as suas referências ao longo de uma negociação. Veja quais são eles!

Índice FipeZap

Indicador levantado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em colaboração com o Zap Imóveis. Nele, são considerados os valores utilizados nas vendas de anúncios e demais fontes disponíveis na internet. Tal estudo também é feito mensalmente e, em média, conta com até 500 mil ofertas.

Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial (IGMI-C)

Depois, temos o IGMI-C, que é calculado com o auxílio do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O seu objetivo é pesquisar e divulgar qual foi a valorização e o rendimento de diversas aplicações que envolvem as propriedades de cunho comercial. No processo, são utilizadas informações de especialistas do mercado, consultores, incorporadores e por aí em diante.

Índice Geral de Preços Imobiliários — Comercial (IGMI-R)

Por último, está o IGMI-R, que é calculado pela FGV, mas em colaboração com Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). O índice serve para mostrar apenas as variações dos imóveis residenciais. Fora isso, os seus resultados são alcançados com base no valor apresentado em laudos dos espaços que foram devidamente financiados com o aparato de instituições financeiras.

Quais são os fatores que influenciam na valorização de imóveis?

Pode até não parecer, mas existem inúmeros fatores responsáveis por influenciar na valorização de imóveis. Caso você deseje que a sua propriedade também sofra alterações positivas, a melhor saída é analisá-las a fundo e, com isso, começar a colocar diferentes ações em prática. Confira os principais a seguir!

Localização

Aqui, um dos fatores mais importantes é a localização. Imóveis que estão situados em bairros seguros, com boa infraestrutura e tranquilos para toda a família, tendem a apresentar um preço mais elevado do que aqueles que se encontram em regiões violentas.

Ainda é importante analisar se a área tem fácil acesso às principais vias, se há arborização, opções de lazer e entretenimento, além de escolas, hospitais e demais serviços capazes de facilitar a rotina dos moradores.

Condição do imóvel

Não são apenas os fatores externos que contam em uma valorização imobiliária. Pelo contrário, para que uma propriedade seja valorizada, é preciso que as suas características físicas estejam impecáveis. Pinturas, instalações elétricas e hidráulicas, revestimentos, se há garagem ou área externa são pontos que contam muito.

Tecnologia

Os dispositivos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Em um imóvel, isso não seria diferente. Quem deseja anunciar um espaço e conseguir um bom valor na venda, deve estar atento a esse detalhe, que pode ser formado por interfones, fechaduras eletrônicas, sistemas de iluminação automatizados, dentre outros. Já para aqueles que moram em condomínios, os porteiros eletrônicos, elevadores codificados e sistemas de vigilância por câmera também tendem a chamar a atenção dos compradores.

Documentação da propriedade

Para ser atrativo, é fundamental que um espaço esteja com todas as suas documentações em dia. Dívidas, pendências jurídicas e demais detalhes capazes de prejudicar o trâmite de compra e venda? Nem pensar! Se o foco é vender uma propriedade rapidamente e, ainda assim, conquistar um bom valor com a negociação, a dica é analisar todos os seus documentos e garantir que as suas taxas e impostos estejam em dia. Lembre-se também de conferir se não há pendências relacionadas aos processos de inventários ou heranças.

Note que a valorização de imóveis é bastante relativa e depende de muitas variáveis. Por Isso, durante todo esse processo, considere contar com os serviços de uma imobiliária renomada no setor. Somente com o acompanhamento de profissionais capacitados, você conseguirá saber, com exatidão, quanto vale a sua propriedade, além de conseguir fechar contratos justos e seguros para ambas as partes.

Gostou? Se ainda estiver com dúvida a respeito do tema, não deixe de entrar em contato conosco. O nosso time de especialistas terá o prazer de solucionar as suas questões e ajudá-lo a realizar qualquer plano!

Você também pode gostar

Deixe um comentário