Como avaliar o valor do aluguel para entender se é um preço justo?

valor do aluguel
3 minutos para ler

De acordo com a mudança de comportamento do consumidor, vemos uma grande tendência do aumento da quantidade de inquilinos, em relação a de proprietários de imóveis. Atualmente, as pessoas buscam lugares de fácil acesso e a possibilidade de se mudar, conforme haja alterações em sua rotina. No entanto, é importante saber dosar a necessidade com o valor do aluguel que, muitas vezes, pode não ser tão justo.

Quando se fala em valor justo, considera-se tanto a posição do locador quanto a do locatário. Desse modo, é de muita relevância saber calcular o percentual sobre o preço do imóvel, entre tantas outras informações relevantes para saber avaliar o preço final.

Para isso, separei, neste artigo, tudo o que você precisa saber, principalmente se é sua primeira experiência! Continue a leitura abaixo e não perca nenhum detalhe.

Calcule o percentual sobre o valor do imóvel

Muitos ainda não têm ideia sobre o valor de custo do aluguel. Para se ter uma base, é importante calcular uma porcentagem de 0,5% a 1% sobre o preço total do imóvel. Logo, por exemplo, se seu imóvel vale em torno de R$ 500.000,00, jogando 1% sobre esse valor, o correto a ser cobrado seria algo em torno de R$ 5.000,00.

No entanto, existem outros fatores que interferem diretamente no valor do aluguel. Por isso, para decidir o que, de fato, deve ser cobrado, é necessário compilar algumas questões pontuadas, como as que estarão ao longo deste post.

Pesquise por imóveis semelhantes na mesma área

Como visto, existe um percentual definido sobre o valor total do imóvel. Portanto, se você cobrar 1% e os seus concorrentes cobrarem 0,5%, por exemplo, será um preço injusto pelo mesmo tipo de apartamento ou casa na região.

Desse modo, é necessário que você avalie os imóveis que sejam semelhantes ao seu, dentro de um raio próximo ao seu endereço, para ter uma base. A partir daí, é possível diminuir ou aumentar o valor pensando em questões como: se é mobiliado ou não, reformas atuais, quantidade de vagas na garagem etc.

Converse com uma imobiliária de confiança

Para tomar um primeiro passo, é de muita importância conversar com quem tenha expertise no assunto. Sendo assim, nada melhor do que uma imobiliária que lida com isso o tempo todo. Eles podem te dar uma pequena consultoria sobre valores e, até mesmo, as melhores opções para se alugar. Por isso, não dispense essa opção!

O valor do aluguel é um assunto muito importante tanto para quem quer alugar seu imóvel tanto para quem busca se mudar. Desse modo, para ambos os lados, é importante seguir às três instruções fundamentais, que são: calcular o percentual sobre o valor do imóvel, pesquisar por outros imóveis parecidos na mesma região e conversar com uma empresa que preste serviços de qualidade e confiança. Assim, é possível chegar a um preço justo e que seja proveitoso para todos!

Se você sabe mais dicas para avaliar o valor do aluguel e entender se ele é justo, não deixe de comentar aqui embaixo e compartilhar com a gente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário