O que é a taxa de administração de aluguel? Entenda aqui!

taxa de administração de aluguel
3 minutos para ler

Quem nunca ficou confuso sobre a taxa de administração de aluguel? Entender realmente para que serve e por que é cobrada pela imobiliária é um passo muito importante para aqueles que queiram utilizar seu imóvel como uma renda extra.

A administração do seu imóvel requer muitos procedimentos que são facilitados por empresas terceirizadas que detenham de expertise e tempo de mercado. Por isso, a taxa cobrada é uma pequena porcentagem sobre o valor do aluguel com a finalidade de administrar o imóvel além de divulgá-lo, fazer análise cadastral de interessados e vistoria.

Para que, portanto, você entenda tudo sobre a taxa de administração de aluguel, separamos neste artigo as informações mais relevantes sobre o tema. Não perca nenhum detalhe na leitura abaixo. Vamos lá?

O que é a taxa de administração de aluguel?

A taxa de administração de aluguel é um valor cobrado pela imobiliária para administrar o imóvel e garantir o repasse do valor pago pelo inquilino. Esse valor ainda cobre despesas de divulgação, vistoria e outros processos que são feitos no início da locação.

A grande vantagem de pagar a taxa de administração é garantir que haja um bom controle financeiro mesmo que você não entenda muito a respeito e, portanto, além de estar com tudo correto, ainda economiza tempo.

Esse controle engloba o valor do aluguel a ser recebido, repasse aos proprietários, acompanhamento de encargos, informe de ajustes anuais do aluguel, cobrança de dívidas e taxas etc. Por fim, essa taxa é cobrada de forma mensal e a partir do segundo aluguel.

Por que ela é cobrada pela imobiliária?

A taxa é cobrada pela imobiliária para custear toda a administração do imóvel, repasse financeiro e todas as outras tarefas que já listamos aqui (e que exigem expertise e trabalho de uma equipe especializada). Por isso, é de praxe que todas cobrem uma porcentagem sobre o valor do aluguel.

Qual a média cobrada pelo mercado?

A média de porcentagem cobrada pelo mercado é de 8 a 10% quando o aluguel é garantido ou 16% quando a imobiliária garante que haja repasse do valor total ainda que haja inadimplência por parte do inquilino.

Para que você pague por uma porcentagem justa é importante avaliar outros imóveis do mesmo prédio ou na mesma região para saber o quanto as imobiliárias costumam cobrar e, assim, garantir que seja o valor praticado normalmente.

Se possível, busque também pelas imobiliárias que possuem maior credibilidade no mercado pois, assim, é mais fácil de garantir que a transação e processo de aluguel seja feito com maior eficiência.

Viu como entender a taxa de administração de aluguel é importante para você que quer ter tranquilidade na hora de alugar seu imóvel e possuir uma renda extra? Lembre-se sempre de contratar uma imobiliária de confiança que possa ajudá-lo em todos os processos burocráticos e que tenha taxas competitivas no mercado!

Não esqueça de que a Desenrola tem grande conhecimento em gerenciamento e mapeamento de melhores clientes para você ficar sossegado nesse processo. Então, não deixe de entrar em contato!

Você também pode gostar

Deixe um comentário