Como escolher o tamanho do imóvel ideal? Confira nossas 4 dicas

tamanho do imóvel
4 minutos para ler

Encontrar a casa ou apartamento dos sonhos não é simples. Durante essa tarefa, é preciso analisar vários fatores, que vão desde a localização até o valor da propriedade. E entre esses detalhes, o tamanho do imóvel também deve ser levado em consideração.

Afinal, não há nada mais frustrante do que adquirir um novo lar e, no fim das contas, perceber que o local não está preparado para suprir as necessidades de todos os moradores nem pode oferecer o máximo de conforto e comodidade.

É claro que você não deseja passar por essa situação. Correto? Exatamente por isso, resolvemos criar um post especialmente sobre o assunto. No decorrer da leitura, mostraremos as dicas que devem ser seguidas para arrasar na escolha e optar pelo tamanho do imóvel perfeito. Acompanhe!

1. Analise o tamanho da família

O primeiro passo para acertar na escolha do imóvel é considerar o tamanho da família. Isso mesmo! Durante a pesquisa, é fundamental avaliar o número de pessoas que irão morar na sua próxima residência.

Por exemplo: casais com filhos devem encontrar um espaço capaz de comportar os pequenos e, ao mesmo tempo, conseguir oferecer privacidade para cada um dos membros. Sendo assim, é interessante optar por uma propriedade que tenha um quarto para o casal e, além disso, conte com mais cômodos, para que todos tenham seu próprio cantinho.

Já se você é uma pessoa solteira e que mora sozinha, não precisa se preocupar tanto com esse detalhe — basta observar se os ambientes apresentam uma metragem suficiente para que suas atividades diárias sejam realizadas com praticidade e conforto.

2. Considere se há animais de estimação

Você possui animais de estimação em casa? Em caso positivo, não deixe de considerar os peludos na hora de decidir o tamanho do imóvel ideal. Em geral, cães e gatos, mesmo de pequeno porte, necessitam de um espaço razoável para brincar e, inclusive, fazer as necessidades diárias.

Diante desse cenário, a melhor saída é optar por apartamentos que contem com área de serviço e uma área externa, sendo as varandas as principais delas. Entretanto, caso a ideia seja de morar em uma casa, analise se o local tem quintal ou terraço, aumentando, assim, a qualidade de vida do pet.

3. Calcule o tempo que passará em casa

Poucos atentam a esse detalhe, mas avaliar o tempo que passará na residência também é essencial. Anos atrás, a maioria das pessoas ficava o dia inteiro longe de casa — e só retornava no fim do expediente.

No entanto, o mundo está em constante transformação e, hoje, parte da população está trabalhando em modelo home office, ou seja, usa o lar como uma espécie de escritório. Se esse for o seu caso, é provável que você permaneça um bom período dentro do imóvel e, por essa razão, é fundamental escolher uma propriedade que tenha um cômodo exclusivo para essa finalidade.

Com esse cuidado, será possível evitar distrações e aumentar a concentração, melhorando seu comprometimento e sucesso profissional.

4. Observe o estilo de vida dos moradores

Por último, e não menos importante, que tal observar o estilo de vida dos moradores? Caso sua família seja daquelas mais reservadas e que gosta de passar momentos intimistas, procure um imóvel que tenha uma sala de estar ampla e acolhedora, além de uma cozinha completa para preparar grandes refeições.

Existem ainda, aquelas pessoas que adoram receber visitas em casa e, nesse caso, a melhor saída é investir em um local com varanda gourmet, churrasqueira ou salão de festas. Se preferir, também é válido buscar um espaço que possua quarto de hóspedes para que todos tenham total conforto durante uma recepção.

Desse jeito, não tem erro: você conseguirá fazer a escolha certa e manter os membros da casa satisfeitos, seja agora ou no futuro. Vale a pena!

E aí, gostou das nossas dicas sobre como escolher o tamanho do imóvel perfeito? Para continuar acompanhando outros conteúdos como este, aproveite e siga agora as páginas da Desenrola no Facebook e Instagram. Nos vemos lá!

Você também pode gostar

Deixe um comentário