Saiba como usar as cores em cada ambiente da casa

pantone e mais
3 minutos para ler

Ano novo, cores novas! 2022 está chegando e com ele a vontade de repaginar, mudar os ares e fazer mudanças – seja na casa ou no apê. Que tal começar 2022 com o imóvel decorado e, claro, sem gastar muito? Uma ótima opção para mudar a aparência do ambiente é renovar a pintura das paredes.

A paleta que será tendência é atualizada anualmente por diversas empresas especializadas em especificação de cores e tintas. Algumas delas já lançaram quais cromáticas serão as queridinhas de 2022. Listamos algumas e os melhores jeitos de utilizá-las no seu cantinho. Confere abaixo:

Cores de 2022

“Ficar verde fome”; “dar um sorrisinho amarelo”. Não é à toa que as cores são associadas a sentimentos e emoções, além disso, são elementos que influenciam diretamente a moda e o design.

A escolha da “cor do ano” não é feita aleatoriamente. Anualmente, através de uma série de estudos comportamentais especialistas apontam as principais tendências que estão por vir.

2022 ainda não chegou, mas as cores que representam este ano já foram selecionadas. A Pantone anunciou que para o próximo ano o tom será de violeta. Com a premissa de transformação, Very Peri “anima nosso espírito criativo, curioso e intrigante”.

Já a Sherwin Williams apostou no verde chamado Neblina Perene. A tonalidade suave traz calma e é refrescante. Por outro lado, a Coral escolheu o azul denominado de Melodia Suave. O tom claro reflete a cor do céu e transmite frescor e os efeitos positivos da natureza.  Em contrapartida com os tons mais frios e quase pastéis, a Iquine indicou a Boi-Bumbá. O vibrante laranja-rosa transmite alegria e instiga a confiança.

Como escolher a cor ideal para cada ambiente

De maneira idêntica, as cores também trazem sensações diferentes para cada ambiente da casa. O azul, por exemplo, é ideal para cômodos, como quarto, banheiro e sala de estar. Afinal, está associado ao poder de acalmar e transmitir sensação de amplitude.

O laranja, por outro lado, está diretamente ligado ao calor e movimento. Dessa forma, vai bem em locais onde a criatividade é posta à prova, como escritórios e salas de estudo. Por despertar o apetite, pode ser utilizada em salas de jantar e cozinha.

Cor da harmonia, concentração e tranquilidade, o verde é indicado para quartos, salas de estar, consultórios e salas de reunião. Por último, o lilás, está diretamente ligado ao que é sofisticado e romântico, por isso, vai bem em locais onde é necessário criar uma amplitude, como áreas externas e internas.

Você também pode gostar

Deixe um comentário