Qual a idade certa para comprar um imóvel?

idade certa para comprar um imóvel
3 minutos para ler

A casa própria é sonho de muitas pessoas. E uma das fases mais emblemáticas da vida é quando decidimos tornar esse sonho realidade. Mas qual a idade certa para comprar um imóvel?

Se o plano é financiar ou contratar um consórcio, a idade é um fator que precisa ser levado em consideração. Isso porque o tempo de vida influência diretamente no prazo e valor das parcelas.

Listamos alguns pontos necessários para você levar em consideração. Leia abaixo:

Consórcio X Financiamento

O consórcio é uma modalidade de crédito na qual as pessoas se juntam para pagar uma parte de um bem. Funciona da seguinte maneira: você paga o banco antes de comprar o item e tem o valor para comprar à vista. É ideal para quem não tem pressa em adquirir o imóvel, em especial, quem já tem algum dinheiro poupado.

A modalidade não exige uma taxa de juros atreladas e, sim, uma taxa de administração que é menor em relação aos juros do financiamento via banco.

Já o financiamento acontece de maneira oposta. O comprador precisa dar um valor de entrada no ato da compra e financiar o restante em até 35 anos. Isso significa que, até a total quitação do valor financiado, o imóvel ficará de direito do banco que financiou e alienado a quem comprou.  

Na modalidade de financiamento as parcelas são compostas por juros, tarifas e seguros obrigatórios, como a MIP (Morte ou Invalidez Permanente). O valor desse seguro aumenta de acordo com a idade do comprador, pois entende-se que com o passar dos anos, há a possibilidade de não arcar com a dívida.

– Idade mínima e idade máxima

A idade mínima para adquirir um consórcio ou dar início ao financiamento é 18 anos. A idade máxima é de 80 anos e seis meses de quem financia um imóvel, justamente por conta da MIP. Este limite está diretamente relacionado à data de quitação das parcelas – que devem ser pagas até o proponente completar 80 anos e seis meses de vida.   

Levando em consideração todos esses pontos, a faixa etária mais interessante – e, talvez, adequada – para financiar um imóvel seja entre os 30 e 55 anos de idade.

– Como se preparar para o seu primeiro imóvel

Antes de realizar a transação comercial, é preciso se preparar para a compra da sua primeira casa. Por isso, leve em consideração:

Suas finanças: é preciso muito planejamento financeiro, por isso, determine o orçamento para esse investimento.

O tipo do imóvel: você precisa levar em consideração qual imóvel irá comprar. Casa? Apartamento? Kitnet? Pense em todas as coisas necessárias que você deseja, como estilo arquitetônico, quantidade de quartos e banheiros, metragem, etc.

Valores extras: Leve em consideração todos os gastos extras que você terá, como ITBI, escritura, registro do imóvel, manutenção ou reformas.

Se você já tomou a decisão, conte com nossos consultores dedicados comprar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode gostar

Um comentário em “Qual a idade certa para comprar um imóvel?

Deixe um comentário