Primavera: como preparar sua casa para a estação

primavera
4 minutos para ler

A primavera chegou! É nessa época do ano que o clima se transforma e fica mais agradável, colorido, cheio de frescor e dias ensolarados. Então para aproveitar bem o período, listamos algumas dicas de como preparar a casa para a estação. Confira:

Guarde os itens que não serão usados no calor

primavera, umidificação e décor
Foto por: pvproductions

Está na hora de guardar os cobertores, lençóis de flanela e mantas! Por enquanto, esses itens não precisarão ser usados já que os nossos corpos pedem por tecidos mais frescos, como linho e algodão.

Utilize embalagens a vácuo e coloque as peças nas partes altas dos armários. Lembre-se de tirá-las ao menos uma vez ao mês e colocá-las no sol. Dessa maneira, você evita a proliferação de ácaros e fungos.

Renove os ambientes

Tempo de transformação, a primavera é o momento ideal para renovar os ambientes da casa. Aproveite para pintar, aplicar papéis de parede, remodelar espaços ou trocar os imóveis de lugar.

Faça uma limpeza de primavera

primavera e limpeza
Foto por: freepik

Ritual imprescindível para os norte-americanos, a limpeza de primavera, é essencial para começar a estação com o pé direito. Use esse momento para fazer uma boa faxina na casa e aproveitar o momento primaveril.

Monte um cronograma de cômodo por cômodo e comece de cima para baixo. Primeiramente, passando pelas superfícies de armários, mesas, janelas, persianas e cômodos altos, então para as mesas, móveis, tapetes e, por fim, o chão.

A limpeza da primavera não é exclusiva ao interior da casa, mas também no exterior, como terraço, jardim, hall de entrada e quintal. Mantenha as janelas abertas para os ambientes permaneceram arejados e frescos.

Aposte no paisagismo e jardinagem

Que tal levar o clima da estação para dentro da sua casa? Para criar a sensação primaveril dentro dos ambientes, o segredo é investir em paisagismo e jardinagem.

Use e abuse das plantas que mais florescem, afinal, elas são as protagonistas da época. Para ambientes internos, a dica são as marantas, samambaias, jiboias, cactos e suculentas. Além disso, elas se adaptam bem em locais com sombra, as plantas dão um toque charmoso e alegre para a casa.  

primavera e decoração
Foto por: user10841670

Caso não tenha muito espaço para fazer a decoração do seu apartamento, por exemplo, opte por pequenos vasinhos de temperos. Sálvia, hortelã, coentro, manjericão e tomilho trazem um frescor agradável e perfumam o ambiente.

Ao mesmo tempo, você pode investir em texturas que lembrem itens naturais, como papéis de parede estampados com fauna e flora, flores artificiais, artigos de madeira etc.

Por outro lado, os ambientes externos pedem por plantas chamativas e que destaquem o colorido da estação. Begônias, cravinas, jardim estrela e alamanda são boas opções. Assim como as flores, as trepadeiras, yuccas, crótons e palmeiras trazem alegria e mudam o astral do espaço.

Invista na decoração

A primavera é um novo ciclo, então nada melhor do que apostar em novos itens. Para deixar os ambientes ainda mais aconchegantes e bonitos, além das plantas, invista na decoração da casa.

primavera
Foto por: pvproductions

Quadros, mix de cores vivas e alegres e décor que mescle objetos rústicos com botânicos apresentam a estética primaveril. Por exemplo, componha imóveis de madeira com galhinhos de árvore, estampas floridas, listras e de animais.

Aromatize a casa

De maneira idêntica as dicas acima, aromatizar os ambientes também é uma forma de deixá-los mais agradáveis e confortáveis.

Há inúmeras opções para isso, ou seja, aromatizadores, sprays e borrifadores, velas perfumadas, incensos, essências e produtos de limpeza. Tudo isso exala frescor e sensação de leveza. Opte por cheirinhos que lembrem frutas cítricas, como bergamota, limão siciliano, laranja e capim-cidreira.

E então, gostou das nossas dicas? Caso queira continuar acompanhando outros conteúdos como este, aproveite para seguir as nossas páginas no Facebook e no Instagram para não perder nenhuma novidade. Até mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário