Quais são as obrigações da imobiliária no processo de locação?

obrigações da imobiliária
6 minutos para ler

 Ao procurar um imóvel para alugar, é importante contar com suporte profissional. Mas você já se perguntou quais são as obrigações da imobiliária no processo de locação?

Ela cumpre diversas tarefas para garantir a satisfação de todas as partes envolvidas, ou seja, sua atuação tem o objetivo de atender os interesses tanto dos inquilinos quanto dos proprietários, buscando sempre estar de acordo com os direitos de cada um.

Para que não restem dúvidas sobre o assunto, preparei este post esclarecendo, de uma vez por todas, qual o papel da imobiliária na locação e o que você deve avaliar para escolher a melhor. Confira!

Quais as principais obrigações da imobiliária na locação?

Compreender o papel da imobiliária na locação de imóveis é essencial para que você esteja alinhado às expectativas e saiba quando procurar o suporte dos profissionais. Veja, a seguir, quais são as principais obrigações!

Verificar as condições do imóvel

Para que o imóvel seja locado, ele deve apresentar plenas condições de uso pelo inquilino — isso está previsto na lei do inquilinato. Assim, cabe à imobiliária fazer uma vistoria para verificar se existem problemas, antes de anunciá-lo para locação.

Outro ponto importante é a avaliação: o aluguel deve ser anunciado por um valor justo, mas sem auxílio profissional. Muitas vezes, as ofertas ficam acima dos valores de mercado, prejudicando o inquilino.

Desse modo, a imobiliária atuará para garantir que a oferta esteja adequada, sem causar prejuízos ao proprietário ou ao inquilino. Somente depois de verificar o valor ideal para a locação é que os anúncios serão realizados, para encontrar potenciais interessados e agendar as visitas ao imóvel.

Intermediar a negociação

Em alguns casos, as partes desejam negociar determinadas questões no contrato, como pequenos reparos, o valor do aluguel, taxas de reajuste ou prazo para mudança. O papel da imobiliária é facilitar essa negociação, dando suporte para que o acordo seja benéfico para todos.

Além disso, ela auxiliará com toda a documentação referente ao imóvel, ao proprietário e inquilino, o que trará mais segurança sobre a regularidade da locação.

Fazer a análise de crédito

Ao alugar um imóvel, é importante passar por uma análise de crédito, a qual tem o objetivo de verificar se você tem condições financeiras para arcar com as despesas do contrato. Quem não tem renda formal ou conta com rendimentos extras, pode encontrar dificuldade para comprovar os seus ganhos.

Como a imobiliária é a responsável por esse processo, ela dará todo o suporte referente aos documentos que podem ser usados para isso e ajudará com as garantias locatícias, exigidas para que o proprietário tenha segurança em relação aos pagamentos.

Formalizar o contrato

O contrato de locação é um documento essencial, pois esclarece os direitos e deveres das partes, valores, taxas de reajuste e outros detalhes fundamentais. A imobiliária é a responsável por analisá-lo e garantir que ele cumpre à legislação e apresenta todas as cláusulas obrigatórias.

Para isso, é comum que eles contem com um setor jurídico específico ou tenham parceria com um escritório de advocacia especializado. Caso o inquilino tenha alguma dúvida sobre o documento, a imobiliária também deve esclarecê-la, afinal, é fundamental compreender todos os seus direitos e obrigações antes de assinar o contrato.

Elaborar o laudo de vistoria

O laudo de vistoria é um documento importante, que deve ser elaborado antes da entrega das chaves ao inquilino. Ele tem o objetivo de verificar se existem problemas no imóvel e detalhar as condições em que ele foi entregue.

Ao final da locação, o inquilinodeverá entregar o imóvel seguindo as descrições do laudo de vistoria. Uma das obrigações da imobiliária é elaborar esse documento e colher as assinaturas das partes, para que ele acompanhe o contrato e assegure os direitos de todos em relação às condições de devolução da propriedade.

Viabilizar eventuais reparos

Se o imóvel precisar de reparos antes ou durante a locação, a imobiliária deve intermediar o contato com o proprietário para que ele tome as medidas cabíveis, sempre que as reformas forem de responsabilidade dele.

Como a empresa tem conhecimentos específicos sobre o assunto, ela conseguirá identificar quem deve arcar com os custos, agilizando o processo em caso de desentendimentos entre as partes. Assim, essa intermediação no contato é importante para evitar atritos, o que desgasta o relacionamento e, a longo prazo, pode motivar o encerramento da locação.

Afinal, o que avaliar ao escolher uma imobiliária?

Além de entender quais são as obrigações da imobiliária, é preciso saber como avaliá-la. Assim, você conseguirá encontrar uma opção de confiança para alugar o seu imóvel. Para ajudar, separei alguns fatores que você deve observar!

Regularidade da empresa

Para negociar contratos, mesmo que seja apenas para locação, é fundamental que a imobiliária esteja registrada no Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado. Caso tenha dúvidas, peça para que os profissionais passem o número do registro e consulte no site do órgão.

Aproveite para conferir as informações sobre a equipe que trabalha na empresa, as qualificações de cada um e, principalmente, quem são os corretores responsáveis, já que eles atuarão em todas as etapas da locação.

Opinião de outros clientes

Observar a opinião de outros clientes sobre a experiência com o serviço é importante para você avaliar a qualidade da imobiliária. Normalmente, é possível encontrar essas informações nas redes sociais e em sites voltados para os consumidores na internet.

Se encontrar relatos sobre algum problema, observe como foi o posicionamento da empresa para solucioná-lo. Assim, você terá uma noção sobre como a imobiliária se posicionará em caso de imprevistos com o seu contrato.

Forma de prestação do serviço

As imobiliárias podem adotar diferentes modelos de negócio, então, fique atento ao modo como o serviço é prestado, a qualidade do atendimento e o suporte oferecido. Uma ótima dica é procurar soluções online, que garantem mais praticidade e menos burocracia na locação.

Agora que você já sabe quais são as obrigações da imobiliária e como escolher a melhor para alugar o seu imóvel dos sonhos, é hora de começar a procurar o lugar ideal e planejar a sua mudança.

Curtiu este post? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais — Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube — e fique por dentro de outras dicas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário