O que avaliar antes de comprar um imóvel

O que avaliar antes de comprar um imóvel
5 minutos para ler

A busca pela casa dos sonhos merece muita atenção. Por isso, é importante saber o que avaliar antes de comprar um imóvel. Afinal, essa escolha vai permanecer muitos e muitos anos. Pensando nisso, separamos alguns pontos que são essenciais para ter em mente antes de comprar um imóvel. Leia mais abaixo:

Avalie a localização e o bairro

A localização do imóvel é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes a serem considerados. Verifique o que há pelas redondezas e se as conveniências estão de acordo com as suas necessidades. O acesso é fácil a padarias, farmácias e mercados? Se você tem filhos, há escolas e creches por perto? Existem hospitais pela região? Morar perto do trabalho é essencial? O transporte público fica próximo?

Avalie também o bairro. Ande a pé pelos quarteirões para conhecer as ruas e os vizinhos. Dessa forma, você pode encontrar construções verticais. Observe se o barulho pode ser um incomodo para você e sua família.

Para facilitar, você também pode fazer simulações pelo Google Maps. Assim ficará fácil saber quais serão as rotas percorridas por você e sua família.

#FiqueSabendo: uma localização privilegiada pode valorizar o imóvel e garantir uma boa liquidez em caso de aluguel ou venda.

Veja qual é a incidência solar

Ainda de olho nas avaliações do imóvel, é importante saber qual é a incidência solar no imóvel. Dessa maneira, será possível determinar o conforto térmico da sua residência. Saiba como entender as faces do sol de acordo com a localização:

Leste: raios solares menos intensos pela manhã, com calor ameno.

Oeste: raios solares intensos pela tarde.

Norte: recebe raios solares intensos durante todo o dia.

Sul: menos raios solares, clima mais frio.

#Dica: Você também pode visitar o imóvel em diferentes horários para verificar quais são os períodos de incidência solar.

Verifique as instalações elétricas e hidráulicas

Sabia que antes de comprar um imóvel deve ser realizada uma vistoria? Esse procedimento irá atestar o estado da casa ou apê, ou seja, é uma inspeção aprofundada sobre o local.

Durante a vistoria serão analisados todos os ambientes. Em especial, as instalações elétricas e hidráulicas, afinal são itens que garantem a segurança do imóvel. Tenha em mente alguns testes essenciais, como:

– Avalie os registros. Você pode abrir as torneiras por um tempinho (cuidado com o desperdício!) para analisar a qualidade da água, verificando se não há vazamentos ou entupimentos.

– Faça o mesmo com as descargas. Aperte-as para saber como está a vazão de água.

– Observe os ralos e canos, eles podem passar despercebidos. Nada pode estar pingando, vazando ou entupido.

– A caixa d’água merece uma atenção à parte. Não deixe de inspecioná-la.

– Verifique as tomadas e o estado dos fios, principalmente os que estão expostos, como o do chuveiro.

Pense no futuro que você terá na casa

Considere seu estilo atual de vida, mas pense no futuro.

Comprar um imóvel significa passar boa parte da sua vida ali. Por isso, é importante considerar não apenas o presente, mas também o futuro. Considere o seu estilo atual de vida e pense no que você já possui e considera indispensável. Anote aí algumas perguntinhas para sempre ter em mente antes de adquiri o seu lar:

– A família vai crescer?

– Pretende adotar um animal de estimação?

– É necessário uma ou mais vagas de garagem?

– O imóvel precisa de um cantinho home office?

Saiba quais são os custos do imóvel

Além do valor de compra do imóvel, existem outros gastos que devem ser considerados. Tenha em mente que será necessário se planejar financeiramente para alguns custos extras, como a escritura, o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), os registros do imóvel e a avaliação bancária. Além disso, tenha em mente os valores de despesas recorrentes: contas de consumo (água, energia elétrica e luz), manutenção do imóvel, possíveis reformas e condomínio.  

#Dica extra: Analise qual é o potencial de valorização do imóvel

O potencial de valorização se refere ao quanto o valor do imóvel aumenta em relação ao preço inicial. Existem alguns fatores que podem valorizar ainda mais um imóvel, entre eles estão:

  1. Localização privilegiada: o bairro, as vias de acesso que estão próximas, as opções de lazer e conveniência.
  2. Condições do imóvel: o estado em que o imóvel se encontra e o que há nele, como vagas de garagem, elevador, vista panorâmica, varanda gourmet ou mobiliado.  

Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre este e mais assuntos, siga a gente no Instagram.

Você também pode gostar

Deixe um comentário