Seis itens que não podem faltar após a mudança

mudança
4 minutos para ler

Ir para um novo endereço requer preparação do início ao fim e, apesar de parecer muito difícil, a mudança é um processo que não precisa ser estressante. Após encontrar o imóvel ideal para morar, é essencial ter um bom planejamento para facilitar a adaptação e rotina na casa nova para recomeçar com o pé direito. Pensando nisso, a Desenrola listou seis itens de coisas que não podem faltar logo depois de uma mudança. Confira:

Faça um checklist

Antes de começar a desempacotar os itens das caixas, faça uma checagem dos objetos que serão transportados para o imóvel. Separe-os por cômodos e crie um sistema “ABC” para as caixas, sendo A para prioridades; B as peças que são importantes, mas podem esperar; C pertences que serão abertos por último. Dessa maneira, você terá controle de todos os itens durante a transição e em qual ambiente cada um deve ficar otimizando assim a organização.

Cheque novamente a vistoria do imóvel

Antes de receber as chaves do imóvel, é necessário realizar uma vistoria do ambiente e assegurar que não haja nenhum problema. Contudo, o ideal é refazer esses testes assim que se instalar na nova residência. Cheque novamente as instalações hidráulicas e elétricas, verifique as portas e fechaduras, janelas, esquadrias, torneiras, chuveiro, pisos e revestimento, gesso, paredes e mobília. Desse modo, será possível certificar-se de que tudo está correto.

Defina prioridades

Desembalar caixas, plásticos e arrumar as malas pode parecer uma tarefa exaustiva, ainda mais se tudo for aberto ao mesmo tempo. Calma! Vá aos poucos e defina o que é prioridade. Lembre-se de tirar os itens mais essenciais do dia a dia e depois descartar as caixas. A dica é começar pelos ambientes que serão mais utilizados na casa, como a cozinha, banheiro e o quarto, seguindo a ordem de montagem do maior para o menor. Por exemplo: no quarto, coloque o armário, a cama e depois as decorações, pois assim seu novo lar ficará funcional e confortável com mais rapidez.

Transfira os serviços e correspondências

Antes de efetivamente fazer sua mudança, solicite a transferência de serviços, como água, gás e energia elétrica. O primeiro passo é conferir se seu próximo endereço tem ligação ativa desses sistemas e, então, realizar a troca de titularidade por meio dos canais da empresa responsável pela distribuição. Não esqueça de realizar a alteração de endereço para que as novas correspondências possam chegar na sua residência. Esses processos facilitarão a autonomia das contas e podem te livrar de uma dor de cabeça no futuro.

Tenha um kit de sobrevivência

Os primeiros dias na nova residência podem parecer caóticos e confusos, afinal, até tudo estar devidamente organizado e no seu lugar, vai levar algum tempo. Além disso, tenha em mente que problemas, como atraso de frete, acabam acontecendo.  Então, separe uma mala com itens essenciais, como mudas de roupa extra, itens de higiene pessoal, utensílios para fazer as refeições, roupa de cama e banho, remédios etc. Dessa forma você não passará por problemas caso algum imprevisto aconteça. Para facilitar, deixe o kit em um local visível.

Separe documentos importantes

No meio da mudança, é comum se deparar com inúmeros papéis importantes que acabam ficando sem rumo. Da mesma forma como o kit de sobrevivência, é necessário colocar documentos importantes e objetos de valor em pastas e caixas que podem ser levadas com você, de preferência em mãos. Deixe-as em um local de fácil acesso e seguro. 

Mudar para um ambiente pode se tornar um momento especial, afinal de contas, a primeira vez na casa nova é um dia inesquecível e de alegria. Então, aproveite bastante seu novo lar.

Gostou do conteúdo? Para acompanhar outras novidades, siga a Desenrola no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Você também pode gostar

Deixe um comentário