Quais as vantagens e como começar a investir em imóveis?

investir em imóveis
6 minutos para ler

Ao falarmos sobre investimento, o setor imobiliário é um dos mais procurados, especialmente, por quem ainda está começando a se aventurar nesse universo. Isso porque esse tipo de ação já se tornou uma tradição, seja por conta da sua segurança ou por se tratar de uma modalidade acessível, que pode ser realizada até com pouca verba. Mas, afinal, como começar a investir em imóveis?

A boa nova é que esse processo pode ser realizado de diferentes maneiras — tanto por meio de financiamentos imobiliários ou consórcios, quanto adquirindo propriedades “em conta”, que é o caso dos terrenos ou empreendimentos ainda na planta.

Por aqui, desejamos que você tome as melhores decisões possíveis. Exatamente por essa razão, listamos neste post todos os cuidados que devem ser tomados antes de dar o seu primeiro passo. Acompanhe a leitura, anote as nossas recomendações e colha somente bons frutos no futuro!

Quais as vantagens de investir em imóveis?

Não faltam opções de investimento para quem deseja aplicar o seu dinheiro. As possibilidades são inúmeras e podem transitar entre os produtos duráveis, os serviços, as experiências e por aí em diante.

Ainda assim, investir em imóveis continua sendo uma das principais alternativas da atualidade, especialmente, porque esse caminho é capaz de proporcionar inúmeros benefícios aos seus interessados.

Mesmo que o país esteja passando por uma crise financeira, o mercado imobiliário apresenta uma ótima taxa de retorno, além de grande estabilidade e vantagens físicas imperdíveis. Abaixo, listamos as principais delas!

Excelente retorno

Em comparação às demais alternativas do mercado, o setor de imóveis tem um risco de perda baixo. Já quando o cenário econômico do país está positivo, as vantagens não param de aumentar, uma vez que a propriedade adquirida começará a apresentar um valor maior e, logo, o seu patrimônio será mais valorizado.

Valorização

Uma coisa é fato: os valores dos imóveis sempre sofrerão uma boa valorização com o passar do tempo. Assim, quanto mais você investir em uma determinada construção, maior será o seu retorno financeiro com o passar dos anos. Para tanto, também será interessante realizar algumas reformas no local e otimizar a sua infraestrutura com frequência. Juntos, esses cuidados possibilitarão lucros ainda maiores.

Diversos benefícios fiscais

Assim que optar por investir o seu capital em imóveis, você terá a oportunidade de aproveitar inúmeros benefícios, como é o caso das deduções fiscais sobre:

  • seguros;
  • despesas operacionais;
  • impostos da propriedade;
  • juros de hipotecas;
  • depreciação;
  • fluxo de caixa de propriedades e por aí em diante.

Renda passiva

Um dos principais motivos que levam muitas pessoas a investir em imóveis, diz respeito aos ganhos de renda passiva. É isso mesmo! De acordo com o espaço escolhido, há a possibilidade de disponibilizá-lo para locação, fazendo assim, com que haja uma boa renda mensal para ser aproveitada ao longo da vida. Isso tudo, sem contar as possibilidades de revenda, que também podem proporcionar excelentes frutos, principalmente, se a quantia for utilizada com sabedoria.

Como começar a investir em imóveis?

Agora que você já sabe quais são as vantagens de investir em imóveis, chegou o momento de conhecer a fundo as opções disponíveis para os interessados em ingressar nesse ramo. O ideal, é analisar cada uma delas e escolher a que melhor conversa com o seu perfil e orçamento. Vamos lá!

Invista em terrenos

Quando falamos sobre investir em imóveis, os terrenos sempre saem na frente. O motivo para tamanho sucesso é apenas um: tais espaços tendem a valorizar rapidamente, podendo ser vendidos por preços muito maiores do que quando foram comprados. Em outras palavras, você terá uma segunda chance para reinvestir o seu capital.

Para tanto, é interessante considerar o local onde o terreno está localizado. Prefira adquirir espaços que estejam situados em regiões com um crescimento em potencial, como acontece com os arredores das principais capitais do país. É uma solução que vale a pena!

Invista em imóveis na planta

Outra modalidade muito visada pelos investidores, é a dos imóveis na planta. A todo momento, novos empreendimentos residenciais estão sendo lançados pelas construtoras, proporcionando ao público a possibilidade de adquirir residências em fase de construção.

Ou seja, nesse caso, você estará comprando um patrimônio que ainda não foi finalizado e, portanto, os seus valores costumam ser bem mais acessíveis do que os das unidades que já estão prontas para morar. Diante de tal cenário, boa parte dos clientes enxergam essa opção como um grande atrativo de revenda no futuro. Assim, você conseguirá lucrar uma quantia significativa e, posteriormente, aplicá-la em outro patrimônio.

E ainda tem mais. Em alguns casos, também é possível negociar a venda do seu imóvel na planta, antes mesmo do seu prazo de entrega. Isso porque, a propriedade pode sofrer valorização ao longo do andamento das obras, sendo uma excelente oportunidade de ganhos para quem está com planos de investir no setor. Pense nisso!

Invista em imóveis usados

De um lado, muitos investidores procuram adquirir um imóvel novo para lucrar no futuro. Do outro, esse processo também pode ser feito com um espaço antigo e já usado. O segredo para o sucesso, porém, é ter muita paciência e saber como garimpar.

Em uma rápida pesquisa pelos principais bairros da cidade, você não terá dificuldade em encontrar propriedades usadas, mas que precisam apenas de pequenas reformas para se tornarem atrativas aos olhos dos compradores. Esta é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para aproveitar os benefícios dessa tática e lucrar muito com a valorização, que deve acontecer assim que as melhorias forem finalizadas.

Contudo, antes de fechar negócio é interessante encarar o local em questão com olhos de investidor, sempre analisando as verdadeiras possibilidades de lucro em comparação montante que será aplicado. Ao tomar a decisão correta, tal patrimônio poderá ser “lapidado” e modernizado, estando capacitado para suprir as necessidades dos indivíduos mais modernos e, logo, podendo ser vendido por um valor maior e em pouco tempo.

Tal dica é válida para diferentes tipos de empreendimento, como é o caso das residências, dos apartamentos e, inclusive, de espaços comerciais.

E então, o que achou do nosso conteúdo exclusivo sobre como investir em imóveis? Esperamos que tenha gostado da leitura!

Caso queira continuar se aprofundando nesse universo, aproveite o momento e assine agora mesmo a nossa newsletter. Periodicamente, enviaremos notícias e sugestões em primeira mão para o seu e-mail. Até lá!

Você também pode gostar

Deixe um comentário