Conheça os 4 principais gastos com aluguel de apartamento

gastos com aluguel
3 minutos para ler

Ao calcular os gastos com aluguel, um erro comum, é considerar apenas a taxa da locação indicada no contrato. Existem outras despesas que devem ser incluídas no planejamento financeiro para não ter problemas no futuro.

Sem considerar todas elas, você corre o risco de fechar um contrato que tenha um aluguel muito elevado e atrapalhe o pagamento dos outros custos. Como consequência, podem surgir dificuldades financeiras e dívidas.

Para ajudar nesse momento e evitar que você tenha imprevistos após a mudança, preparei este conteúdo para explicar quais são os principais gastos com aluguel de apartamento. Confira!

1. Despesas básicas

Para fazer um bom uso do imóvel e ter conforto no dia a dia, você precisa considerar algumas despesas básicas fundamentais que devem ser incluídas no orçamento. As principais são:

  • energia elétrica;
  • água;
  • gás;
  • telefonia;
  • alimentação.

Esses custos variam de acordo com o uso, então, é preciso verificar qual é seu perfil de consumo sem desperdícios para planejar o orçamento corretamente.

2. Condomínio e taxas

Um gasto comum nos apartamentos são as despesas de condomínio, que servem para custear a manutenção de áreas comuns, incluindo energia elétrica, água, gás, limpeza e segurança.

As taxas variam de acordo com as comodidades ofertadas pelo condomínio, mas, como o pagamento deve ser realizado todos os meses, é essencial confirmar o valor cobrado antes da locação. Assim, é possível verificar se é possível assumir essa responsabilidade ou se é melhor procurar opções que tenham um custo menor.

Outra taxa importante é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que costuma ser repassado ao inquilino na locação. Verifique o que diz o contrato sobre esse pagamento e, caso você precise arcar com os custos, informe-se sobre o valor.

3. Manutenção

O inquilino deve cuidar do imóvel para devolvê-lo nas mesmas condições em que o recebeu. Isso significa que, no decorrer do contrato, você deverá investir na limpeza e na manutenção do apartamento para não danificar ou manchar acabamentos, além de garantir o bom funcionamento de todos os itens, como fechaduras, torneiras etc.

Isso inclui despesas com produtos de limpeza e contratação de prestadores de serviços para garantir que tudo fique em ordem. Além de lidar com os gastos, é importante que você tenha um tempo disponível para cuidar dessa manutenção.

4. Seguros

O contrato de locação exige uma garantia, para trazer mais segurança em relação ao cumprimento das obrigações pelo inquilino. Uma das alternativas mais práticas é o seguro fiança, que evita a busca por um fiador ou o pagamento do depósito caução.

A legislação também determina a obrigatoriedade do seguro incêndio para o imóvel. A obrigação de pagamento pode ser repassada ao inquilino, caso esteja previsto no contrato. Portanto, é fundamental verificar se será necessário arcar com algum seguro e qual o custo mensal do serviço.

Conhecendo os gastos com aluguel de apartamento, será mais fácil garantir o melhor planejamento financeiro após a mudança. Não se esqueça de fazer um levantamento de todas as despesas e manter um controle mensal para ter mais segurança ao procurar o imóvel ideal.

Então, curtiu essas dicas? Caso ainda tenha dúvidas sobre os custos envolvidos na locação, deixe seu comentário!

Você também pode gostar

Um comentário em “Conheça os 4 principais gastos com aluguel de apartamento

Deixe um comentário