Estelionato locação de imóvel: como se proteger deste e de outros golpes?

estelionato locação de imóvel
4 minutos para ler

Infelizmente, a prática de estelionato na locação de imóvel é mais comum do que parece. Saber como se proteger desse e de outros golpes é essencial para não perder dinheiro e ter dores de cabeças diversas, com os problemas que esse tipo de crime pode trazer a quem é enganado.

Com a internet, essas ações criminosas se tornaram ainda mais perigosas e não tão fáceis de serem identificadas. Por isso, produzimos este conteúdo, a fim de alertar sobre tais ocorrências. Continue lendo e saiba como se proteger!

Falsos corretores e imobiliárias

As pessoas hoje se comunicam predominantemente pelo meio digital. As relações comerciais e até afetivas passam por esse viés, então, na hora de aplicar golpes diversos não é diferente. Sabendo disso, falsos corretores e imobiliárias se aproveitam para oferecer imóveis, conseguindo ganhar dinheiro em cima de pessoas desavisadas.

Com as redes sociais é muito fácil obter dados pessoais de alguém e, por meio de uma pesquisa rápida, eles conseguem fingir que de fato têm relação com proprietários e inquilinos interessados numa locação. Fique atento!

Falsos donos

Da mesma forma que existem falsos corretores, há também impostores que se passam por donos de imóveis. Esse tipo de golpe pode ser facilmente aplicado em imóveis de aluguel por temporada, por exemplo.

Ao dizer que querem alugar rápido porque vão sair de viagem, podem oferecer um preço mais baixo do que o mercado pratica, atraindo pessoas ansiosas por curtir um bom lugar ao sol. Desse modo, fisgam os mais distraídos e fazem dinheiro sem realmente possuírem aquela propriedade.

Falsos fiadores

Como se não fosse suficiente, existem ainda os falsos fiadores. Oferecendo uma solução fácil para quem quer alugar, mas não tem com quem contar, aproveitam da necessidade alheia de resolver um problema para fazerem dinheiro sem qualquer esforço.

Isso também pode ser um prejuízo para os proprietários, pois esses fiadores somem depois que o negócio é firmado.

Proprietário viajando

Outra forma de atrair os ansiosos é dizer que há urgência em alugar um imóvel porque o proprietário está viajando e quer dispor o imóvel o quanto antes. Ao oferecer um valor menor que os demais, conseguem fisgar pessoas que não se importam em avaliar com mais calma e prudência com quem estão negociando.

Golpe da portaria

Existem proprietários que dispõem a chave do imóvel para qualquer interessado pegar na portaria e fazer uma visita à propriedade. Isso é muito perigoso se não houver cuidados especiais nesse processo. Cópias da chave podem ser feitas e até mesmo uma falsa venda ser realizada por meio disso.

A dor de cabeça e custos financeiros com advogado e demais burocracias para resolver esse problema podem ser grandes depois desse ocorrido. Muita cautela com quem entra em sua casa ou apartamento!

Anúncios enganosos

Novamente, a internet é um poço cheio para estelionatários. É bem fácil ir a um mecanismo de busca e salvar fotos de um imóvel qualquer e anunciá-lo como se fosse seu. Existem pessoas que agem de má fé, criando anúncios enganosos que podem tirar dinheiro de muita gente.

Pedindo adiantamentos e sinais de entrada podem chegar a obter ganhos significativos por meio do prejuízo a outras pessoas.

Ofertas por telefone e redes sociais

A essa altura você já deve ter entendido que não deve confiar em qualquer um, não é mesmo? Evite negociar exclusivamente à distância, pois por meio de textos e imagens tudo pode ser falsificado. Ofertas por telefone e redes sociais fazem parte desse esquema e se você não ficar ligado, pode ser passado para trás por gente mal-intencionada.

Como pode ver, é totalmente possível se precaver ao adotar uma postura correta diante dessas situações. Agora que tem as informações certas, evite ser ludibriado e procure fazer negócios que realmente valham a pena.

Se gostou de saber como se proteger de estelionato na locação de imóvel e outros golpes, assine a nossa newsletter para se manter seguro e bem informado sobre o mercado de imóveis!

Você também pode gostar

Um comentário em “Estelionato locação de imóvel: como se proteger deste e de outros golpes?

Deixe um comentário