Desenrola News #2

capa newsletter
11 minutos para ler
A gente piscou e já é a segunda semana de janeiro! A gente te deseja um ano muito especial e bem desenrolado! E pra isso acontecer, vamos dividir com você conteúdos sobre o mercado imobiliário, decoração, dicas para seu dia a dia no imóvel, curiosidades e muito mais. Boa leitura 😉

mercado imobiliário 2022 edição 2

No início de 2020, o mercado imobiliário tinha altas expectativas de começar uma era promissora marcada pelo crescimento. Afinal, o momento era de baixas taxas e inflação.  No entanto, a chegada e expansão global da pandemia do coronavírus impôs mudanças significativas no setor. Apesar disso, na contramão da economia desacelerada, o mercado se manteve resiliente. 

Uma forte tendência, puxada pelo home office, são os espaços mais adaptáveis e arejados.  Passando mais tempo em casa, as pessoas começaram a olhar mais para o bem-estar e se preocuparem em ter um ambiente agradável e versátil.


o que é iptu

reforma econômica em casa
Enjoou do piso e da mobília? Pode ser que chegou o momento de fazer uma boa reforma. No entanto, essas mudanças podem ser realizadas sem gastar muito. Comece pelo planejamento e definição do orçamento, coloque tudo na ponta do lápis. Dessa maneira, fica mais fácil definir prioridades e se preparar para possíveis imprevistos.  A principal dica é reaproveitar o que você já possui, como móveis e materiais. Além de ser uma ótima forma de poupar dinheiro, também é sustentável. Opte por novos estofamentos em cadeiras e sofás e dê uma nova demão de tinta ou verniz na mobília.
reforma cara versus barata
Outro modo efetivo de economizar no momento de trocar pisos e azulejos é aplicar piso sobre piso para fazer o assentamento, usar pastilhas adesivas ou até mesmo pintar. E nessa de adesivos, você também pode aplicar adesivos que imitam azulejos, eles são aquela mão na roda caso você não queira ou não possa modificar a parede.  Assim não será necessário quebrar o revestimento antigo para colocar um novo.  Sabia que há muitas coisas no seu cantinho que podem ser feitas por você? Aposte no DIY (do it yourself) e coloque a criatividade em jogo para deixar o ambiente ainda mais com a sua cara!  

na cozinha - seção newsletter

Cadê o verão que estava aqui? Inclusive, saudades. Parece que esse ano ele vem aos poucos. Enquanto isso, vamos preparar umas receitinhas para quando ele chegar de verdade?

Sorvete caseiro

sorvete caseiro

Indispensável no verão, além de ser uma delícia, o sorvete é uma receita simples de preparar. Para isso, basta congelar frutas, como abacaxi, banana, morango e mamão. Depois de congelados, você só precisa bater os ingredientes no liquidificador ou processador e acrescentar leite condensado e creme de leite. E se você for da turma da formiguinha, pode acrescentar açúcar refinado também. A dieta? No dia seguinte você começa 😉 

Raspadinha 

raspadinha de verão

Deliciosas e refrescantes, as raspadinhas são uma ótima opção para aproveitar o verão. Para fazer, você precisará de gelo triturado (bota o liquidificador pra trabalhar, precisa ficar bem trituradinho), suco em pó ou xarope de frutas e leite condensado. Coloque o gelo triturado no copo, acrescente o suco ou o xarope e por fim, o leite condensado. Tá pronto para se refrescar e ser feliz ao mesmo tempo! Se quiser dar um up na raspadinha, coloque vodka ou cachaça e fazer um drink. Gostou?  


news #1

A curiosidade que habita na gente saúda a curiosidade que habita em você. Vem ver essa casa belíssima. A casa Batlló!

Situada na movimentada rua Paseo da Gracia, 43, a Casa Batlló é um dos edifícios mais icônicos de Barcelona. Considerado uma das obras primas do renomado arquiteto Antoni Gaudí, o prédio original foi construído em 1877 por Emílio Sala Cortes, um dos professores de faculdade de Gaudí. Apenas em 1903 ela foi adquirida por Josep Batlló, empresário com diversas fábricas voltadas para a indústria têxtil, que concedeu a Antoni Gaudí total liberdade criativa para reformar e, inclusive, demolir o edifício – o que foi descartado logo de início pelo arquiteto.  

casa batlló na espanha

Gaudí então reformou o prédio inteiro. A começar pela exuberante e original fachada, feita com materiais recicláveis, pedras, azulejos policromáticos, cerâmica e vidro. O design interior também surpreende. O ambiente interno conta com salão, planta nobre, dois jardins, sótão e terraço. Durante a visita é possível compreender mais detalhes sobre a construção da Casa Batlló.  


nossa-tribo-desenrola

Gigantesca: aqui cabe tudo, só não cabe preconceito! ✊🏿✊🏽✊🏻 

Gigantesca é um projeto e um núcleo que tem como objetivo fomentar a inclusão e diversidade dentro da Desenrola. São feitos encontros mensais com temas pautados na pluralidade, como diversidade geracional, igualdade de gênero, vieses inconscientes, xenofobia e diversidade étnica.

gigantesca - aqui cabe tudo, menos preconceito

Os encontros, que sempre contam com dados sobre os temas e trazem debates sobre os desafios da inclusão, reiteram a nossa postura perante a diversidade mostrando o quanto ela enriquece nosso dia a dia. A Gigantesca nasceu do nosso compromisso de promover mudanças significativas que vão além do ambiente diverso, onde podemos contribuir e oferecer locais seguros de acolhimento, reflexão e aprendizado. Acreditamos que semeando conhecimento podemos criar um espaço corporativo e coletivo mais preparado para abraçar toda e qualquer diversidade. 


news #1

Em nossa primeira newsletter você pôde conhecer como as moradias começaram nesse mundão afora, de buracos no chão até residências compartilhadas, a história das moradias é longa e vem evoluindo no decorrer dos milênios. A Drica preparou uma jornada através da história e vai continuar te levando para conhecer uma das primeiras habitações humanas. 

drica na caverna com pinturas

Consideradas de fato as primeiras moradias da humanidade, as cavernas já serviam de abrigo para animais. Foi durante o período neolítico que os homens passaram a viver dentro de grutas e cavernas, onde podiam se proteger da chuva e se defender de outros perigos.

Também foi durante esta era que começaram a surgir as primeiras pinturas rupestres, uma das formas mais impressionantes de expressão artística. Alguns destes desenhos podem ser vistos inclusive no Brasil, em sítios arqueológicos preservados até hoje, como o Parque Natural da Serra da Capivara (PI), Parque Nacional do Catimbu (PE), Parque Nacional Cavernas de Peruaçu (MG) e o Parque Nacional do Jaú (AM).

caverna de pedras e desenhos rupestres

Outros locais ao redor do globo também abrigam pinturas e gravuras, entre eles: a Caverna de Altamira, na Espanha, onde foi descoberta a primeira pintura rupestre do mundo; Vale do Rio Côa, em Portugal e Abrigos na Rocha de Bhimbetka, na Índia.

Curtiu a jornada pelas grutas, cavernas e pinturas rupestres?

Se quiser relembrar a história anterior, clique aqui. E continue acompanhando a Drica nessa incrível viagem pelos jeitos de morar da humanidade!


netflix só que da desenrola

Se assim como a gente, você também tem paixão ou interesse por paisagismo, com certeza essa seleção de filmes vai te encantar. Listamos cinco filmes com paisagens floridas para te inspirar a fazer no seu cantinho. Confere abaixo: 

Bridgerton

bridgerton série

A série que acompanha a vida de oito inseparáveis irmãos que buscam amor e felicidade na alta sociedade de Londres, possui cenários de tirar o fôlego, em especial, a propriedade Hatfield House, palácio localizado dentro de um belíssimo parque.  

O Jardim Secreto

the secret garden

O Jardim Secreto conta a história de Mary Lennox, uma órfã enviada para viver com o tio em uma mansão. Lá, ela descobre um jardim abandonado, o qual está determinada a trazer de volta à vida. E não é só o jardim que será renovado, uma surpresa “guardada” no jardim também vai ter a vida renovada. 

A Noviça Rebelde 

filme a noviça rebelde

Incapaz de seguir as rígidas regras do convento onde vive, a noviça Maria vai trabalhar na casa do capitão Von Tapp, pai de sete filhos, para ajudar a cuidar da educação das crianças. O musical de 1965 foi filmado nos jardins do incrível Palácio Mirabell, em Salzburgo, na Áustria. Assiste e conta pra gente se você também ia querer correr naquele jardinzão todo.

A Bela e a Fera

a bela e a fera

Um dos mais clássicos da Disney, a Bela e a Fera retrata a vida de Bela, que vive em um pequeno vilarejo com o pai. Após ele ser capturado pela Fera, ela decide trocar sua liberdade e ficar como prisioneira no castelo, onde ela conhece objetos encantados e um incrível jardim além de descobrir que a Fera é, na verdade, um príncipe que precisa de amor para voltar à forma humana. Ai ai <3


 

news seção

Nada como tomar banho no banheiro limpinho, não é mesmo? Mas você sabe como deixar ele novinho em folha? A gente trouxe algumas dicas que vão ajudar a deixar esse cantinho da casa ainda mais agradável. Confere:  Se seu banheiro tem box de vidro, provavelmente já percebeu que ele tem a tendência de acumular resíduos, como resquícios de shampoo, sabonete e, até mesmo, oleosidade corporal. Para deixar com cara de novo, basta usar uma misturinha caseira. Anota aí o que vai ser necessário:

  • 100 ml de água; 
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio; 
  • 1 colher (sopa) de detergente neutro; 
  • suco de 1 limão. 

O limão em ação com o bicarbonato de sódio funciona como um poderoso solvente. Se não tiver o limão, pode trocá-lo pelo vinagre de álcool. Você só precisa misturar os itens e aplicar no box com uma esponja macia, dessa forma não vai arranha o vidro e o rejunte. Espere 10 minutinhos e tire o excesso com um pano ou esfregão. Em seguida, enxague bem com água quente ou morna (chuveirinho é sucesso pra te ajudar nessa empreitada). 

banheiro limpinho cheirosinho

Depois de terminada a limpeza, você pode usar um lustra móveis para dar um melhor acabamento no box. Para evitar que o vidro acumule muitos resíduos, faça a limpeza semanalmente. Caso queira deixar o ambiente ainda mais limpinho, jogue água no box após cada banho, utilize o chuveirinho para retirar os resíduos. 


seção da news

O combo altas temperaturas + umidade elevada exige um cuidado extra com as plantinhas dentro de casa. Afinal, é ele, o Sol bola de fogo e o calor está de matar! Por isso, separamos algumas dicas essenciais para você continuar com as plantas bem verdinhas e saudáveis mesmo no verão. Confira:

  • Entenda a necessidade de cada uma

Antes de começar a regar sua planta, é preciso entender o que ela precisa. Confira se a espécie se adapta aos locais do seu cantinho: ela gosta de luz? Ah mas é pouca ou é muita luz? Não pode nem ‘ouvir’ falar de Sol? As respostas dessas e outras perguntas, você encontra facilmente na internet. Digite o nome científico da ‘prantinha’ ou o nome pelo qual você comprou: costela de adão, por exemplo (oh plantinha linda, já viu?). Se atente também à quantidade necessária de água na hora de regar. Tá calor? Tá! Mas nem toda planta gosta de virar a pequena sereia no verão. 

  • Hidrate as folhas
plantas na janela de casa

Como falamos acima, é preciso saber como cada planta se adapta. Por isso, nada de regar demais por estar calor. Você pode borrifar as folhas e a terra ou apostar no truque da garrafa.

  • Mova as plantas de lugar
vasos e decoração

A mudança de estação ocasiona na mudança do posicionamento do sol. Então, atente-se para ter a certeza de que sua plantinha está na luz adequada.  


Gostou da edição #2 da nossa Desenrola News? Para acompanhar mais conteúdos como este, inscreva-se para receber as newsletters. Ah, siga a gente no Instagram para ver vídeos e dicas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário