Desenrola News #1

newsletter
10 minutos para ler

Manutenção do imóvel: de quem é a responsabilidade? 

Essa é uma dúvida muito comum: manutenção do imóvel. Afinal, de quem é a responsabilidade? Do inquilino, proprietário ou imobiliária?


Novidades Desenrola

É possível conhecer o seu próximo bairro antes mesmo de visitá-lo pessoalmente. No nosso site, faça a busca de um imóvel, clique em Mapa e bora explorar.




Início de ano é uma das oportunidades que muitas pessoas aproveitam para dar uma cara nova ao ambiente onde vive ou está a maior parte do tempo. E tem opção para diferentes desejos. Sabe aquele móvel que você ama, mas já está com a aparência desgastada? Então, não precisa jogar fora, basta dar um up na aparência dele. A pátina é um tipo de reforma do móvel que vai deixá-lo com uma carinha e em um estilo vintage/rústico. Existem diversos estilos dessa técnica e o melhor de tudo é que só precisa de tinta, lixa e um pincel de cerdas mais durinhas. Depois de pintar, use a lixa para finalizar e dar o acabamento na peça.
news #1
E por fim, se vale a pena comprar um móvel novo, é importante pesquisar o estilo, se combina com sua nova ideia de decoração, cores disponíveis, valor e tempo de entrega. Depois é sentir aquela ansiedade boa de esperar um produto novo chegar. Mas lembre-se: confira o produto ainda com a equipe de entrega no local, já pensou perceber um defeito só depois de ter recebido e a equipe ido embora? Haja paciência pra resolver depois (hehehelp!)
E aí? Você é do pessoal que repagina, desapega ou renova os móveis? 


news #1

Não existe nada melhor do que descobrir o que tem perto do seu cantinho de maneira divertida e com muito conhecimento. A gente separou alguns lugares, vem conhecer: 

Memorial do Cerrado em Goiânia

news #1

Eleito em 2008 como um dos locais mais bonitos de Goiânia, o Memorial do Cerrado, que funciona no Campus II da PUC Goiás, faz parte do Instituto Trópico Subúmido. O acervo possui exposições permanentes que mostram a vida evolutiva e fósseis que datam mais de 600 milhões de anos.

MASP em São Paulo 

news #1

Fundado em 1947, pelo empresário Assis Chateaubriand, o MASP foi o primeiro museu moderno do país. Hoje, é um dos símbolos da capital paulista e figura como uma das dez mais importantes atrações de Sampa. Seu acervo conta com mais de oito mil peças, com obras nacionais e internacionais.

Museu de História Natural no Mato Grosso

news #1

O Museu de História Natural está localizado dentro da Casa Dom Aquino, um importante patrimônio mato grossense. O local conta com arquivos arqueológicos, paleontológicos e etnológicos. As exposições mostram desde a origem da terra a diversidade dos povos indígenas.

MAC em Niterói 

news #1

Símbolo de Niterói, o Museu de Arte Contemporânea foi projeto por Oscar Niemeyer, hoje é reconhecido como um marco da arquitetura moderna mundial. Sua figura futurista oferece vista panorâmica para a Baía de Guanabara e as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói. O acervo é composto por 1.217 obras da Coleção João Sattamini.


news #1

Ícone da arquitetura brasileira, a Casa de Vidro foi o primeiro projeto construído de Lina Bo Bardi. A italiana naturalizada brasileira, tinha o desejo de integrar o moderno a natureza e conseguiu realizar isso com proeza: a casa envolta por grandes vidrais foi construída em meio a uma paisagem repleta de flora até então dominada pela Mata Atlântica, no Morumbi, um dos bairros mais nobres da Zona Sul.
Inicialmente, o projeto nasceu com o propósito de ser a residência de Lina e seu marido, Pietro Maria, que foi inaugurada em 1952. Apenas no final dos anos 80, após a casa se tornar um ponto de encontro de artistas, que o casal Bardi decidiu desenvolver ações para preservar o local. A casa, então, foi tombada como patrimônio pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT). O espaço está aberto para visitas, dando continuidade aos esforços do casal Bardi. O público pode conhecer o espaço às sextas e aos sábados, e escolher entre três horários: 10h; 11h30 ou 15h. As visitas são guiadas por educadores bilíngues. 

news #1

A semana da mudança é aquela revolução. São caixas e mais caixas para serem enchidas, identificadas e separadas, até que vem o tão aguardado dia da mudança e geralmente ele é bem corrido. O que você mais gostaria é que tudo se reorganizasse como num passe de mágica, mas sabemos que não será assim – bué bué bué. Separar uns minutinhos no dia anterior para pensar e organizar a alimentação para o dia da mudança pode salvar esse dia que será tão corrido, afinal de contas, já diziam nossas avós, “saco vazio não para em pé”. Você é a pessoa que põe a mão na massa? Que tal preparar uma comidinha fácil, com pouca ou nenhuma necessidade de refrigeração? Agora, se você não quer nem olhar para a cara dos potinhos sujos depois de comer, o melhor jeito é recorrer aos aplicativos de delivery de comida/lanches. Pensou que a gente ia te indicar receitas mirabolantes logo no dia da mudança? Achou errado! A gente quer mesmo é que o dia da mudança seja um sucesso e que os perrengues virem boas histórias pra contar. Mas sim, em nossas próximas newsletters é bem possível que você receba receitas mirabolantes, porém incríveis. 

news #1

De buracos no chão até residências compartilhadas: a história das moradias é extensa e evoluiu ao longo dos milênios. A Drica preparou uma jornada através da história e vai te levar para conhecer uma das primeiras habitações humanas.  

news #1

Por volta de 500.000 a.C., os humanos, ainda nômades, já buscavam locais para se abrigarem do frio, calor e perigo. Apesar de não possuírem locais fixos, os pequenos grupos de pessoas, construíam buracos no chão quando grutas e cavernas já estavam ocupadas por animais. Geralmente, eles permaneciam nestes lugares enquanto havia alimento disponível para caça. Com o passar do tempo, houve a descoberta do fogo. A partir daí, foi possível aproveitar os recursos da natureza para construir as primeiras moradias fixas. Mas isso é história para o próximo capítulo… continue acompanhando a Drica nessa viagem pelos jeitos de morar da humanidade! 



Vamos falar de coisa boa? Vamos falar de organização! 

Aí você pergunta: – Mas quem disse que organização é coisa boa, ôh Desenrola?!  

Confia, vem com a gente! 

Sabe a paz que dá no coração quando você chega em casa e ela está arrumadinha te esperando? Não sabe? Eita! Então, você não precisa ser mestre da organização, mas pode dar aquela organizada que te ajuda a não perder o final de semana inteiro cuidando de casa. 

Para te ajudar nessa empreitada vamos te indicar duas séries: “Ordem na Casa com Marie Kondo” e “Santa Ajuda”. Bora lá! 

Ordem na Casa com Marie Kondo

news #1

Kondo é considerada a deusa da organização. Não à toa, já que seu propósito é “trazer alegria ao mundo através da arrumação”. Além de ter uma vibe levinha e poucos episódios, a série oferece dicas valiosas e inspiradores, mostrando que a ordem das coisas dentro da casa vai além da estética. O programa está disponível na Netflix. 

Santa Ajuda

news #1

Existem momentos em que só uma “santa ajuda” pode resolver a desordem do nosso cantinho, não é mesmo? À frente do programa, Micaela Goés apresenta diferentes métodos para auxiliar na organização e higiene nos cômodos da casa e, o melhor de tudo, sem gastar muito! Interessou? Você pode ver os episódios no GNT.  



Já pensou estar quase saindo de casa para um compromisso e notar uma mancha de ferrugem na roupa? Zíperes, botões de metal e fivelas causam oxidação ao longo do tempo, podendo deixar suas peças com aquele aspecto alaranjado. Mas remover esses tipos de mancha são bem mais fáceis do que você imagina!  

Receitinhas caseiras são de grande ajuda para acabar com a ferrugem de qualquer tipo de tecido. A começar pela famosa dupla: limão e bicarbonato de sódio. Juntos, eles formam a combinação ideal para remover a mancha. É só aplicar a misturinha no local desejado e deixar secar no sol. Depois é só enxaguar em água corrente e lavar normalmente. Esse processo também pode ser feito com o vinagre branco. 

Se você faz parte do time da simplicidade, a dica é usar o detergente. Ele é um dos principais aliados para combater as machas de ferrugem. Coloque uma colher de sopa do sabão em água morna e aplique sobre a mancha. Após secar, basta lavar do jeito que preferir.  

Se for uma peça que tem bastante propensão a criar manchas, a dica é evitar que a ferrugem se espalhe. Use panos úmidos ou esponjas para umedecer a área manchada, assim ficará mais fácil remover o óxido do tecido.  



Sustentável, simples e barata, a composteira é um método diferente para dar um destino correto aos resíduos da sua casa, afinal, mais da metade do lixo que produzimos vem dos restos de alimentos.   A composteira é um lugar apropriado para o nosso lixinho se decompor de maneira correta, ao ar livre, sem bactérias e, claro, odor desagradável. Além de reduzir os resíduos na sua cozinha ainda é possível ter um adubo para a sua horta.  
news #1
Mas como que funciona? Se você mora em um ambiente espaçoso, vale a pena fazer no seu quintal. Abra um buraco no chão, com mais ou menos 30cm de profundidade, e coloque cascas de frutas e verduras, talos, borra de café, serragem, folhas e esterco. Cubra tudo isso terra ou serradura. Você vai precisar cuidar como se fosse uma plantinha. A cada quinze dias será necessário fazer a rega e revirar o material para aerar. Quando a terra ficar escura e fofa é sinal de que está pronta para ser utilizada como adubo.  

Você também pode gostar

Um comentário em “Desenrola News #1

Deixe um comentário