Desenrola, bate e vem saber tudinho
Achou que a gente ia ficar de fora do meme? Vamos, galera leitores!
Agoooora sim… como sempre, a gente fez uma curadoria dos melhores conteúdos de decoração, dicas do dia a dia, curiosidades sobre o mercado imobiliário e muito mais para você ficar por dentro de tudo. Boa leitura! |
Querendo dar um up no visual do seu imóvel alugado? Sabemos que nem sempre é possível quebrar paredes ou trocar revestimentos, mas isso não significa que você não pode deixar o local com a sua cara. Afinal, a casa é o ambiente onde você passará uma boa parte do seu tempo, então é importante deixá-la bem agradável e confortante. Existem algumas dicas espertas para te ajudar nessa jornada, como o uso de cortinas e tapetes, adesivos e muitos espelhos e molduras. Sabia? Não sabia? Agora você tá sabendo! 😎 Apê usado: quais os cuidados antes de comprar Comprar um apartamento usado pode ser muito vantajoso. Geralmente, além de serem mais espaçosos do que os novos, custam menos e estão localizados em regiões mais urbanizadas e próximas de pontos de referência importantes. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados antes de adquirir um deles, afinal, comprar um imóvel requer um bom investimento e impacta na sua qualidade de vida. Assim, ter segurança nessa hora é fundamental. |
Sabia que ainda dá tempo de declarar o seu imposto de renda? A Receita Federal prorrogou o prazo de entrega para a declaração do imposto para o dia 31 de maio – antes a data era 29 de abril.
Vale lembrar que é obrigatório declarar o IR trabalhadores, aposentados e servidores públicos que receberam rendimentos tributáveis de mais de R$28.559,70 no ano de 2021. Proprietários de imóvel e inquilinos não ficam de fora dessa!
Para te ajudar a declarar o imposto de renda sem estresse, a gente preparou um guia com passo a passo.
Ah, o outono! A estação mais charmosa do ano chegou com tudo. Para entrar no clima, nada melhor do que decorar seu cantinho com a cara dessa estação que é tão gostosa! 😉
Alguns elementos fazem toda a diferença para deixar seu ambiente ainda mais aconchegante, por isso fizemos uma listinha com itens essenciais para você aproveitar o outono.
– Quem disse quem flor é só na Primavera? Ora ora ora… tem flor o ano inteiro! Em cada época do ano as flores são diferentes para deixar os ambientes mais especiais. As flores secas são uma grande tendência para esse ano, elas são práticas e a durabilidade é maior. Além disso, são cheias de cor e deixam o dia a dia mais vibrante, mesmo nessa época mais amena.
– Aposte em tapetes, almofadas e mantinhas para deixar o ambiente mais aconchegante e assim aproveitar para ler um livro, tomar uma xícara de café bem quentinho ou apenas descansar.
– Outra dica que não pode ficar de fora são as luminárias – invista em lâmpadas quentes de luz amarela. Se quiser deixar o ambiente mais descolado, escolha lamparinas ou castiçais de aparência rústica e com materiais mais naturais, como pendentes de vime.
– A climatização é um passo importante na decoração de outono para deixar o espaço mais intimista. Por isso, as velas são a opção ideal para dar esse toque a mais. Aposte em velas que tenham algum aroma, como maçã e canela, cravo-da-índia, romã, zimbro e eucalipto.
Viu como é fácil desenrolar uma decoração de outono? Seguindo essas dicas, seu cantinho vai ficar uma delícia.
Acessibilidade? A Desenrola tem!
Segundo pesquisas do IBGE, a expectativa de vida chega a 76,8 anos. Estima-se que até 2060, um a cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos. Mas o que esses dados têm a ver com o mercado imobiliário? De acordo com o aumento da trajetória de envelhecimento, cresce também a demanda por moradias seguras para pessoas na melhor idade.
Paralelamente, o avanço dos direitos de pessoas com deficiência (PdC) traz à tona a necessidade de proporcionarmos espaços que garantam a equidade. Afinal, todo lar precisa ser um ambiente onde há qualidade de vida, segurança, conforto e acessibilidade.
Pensando nisso, a Desenrola passa a informar quais imóveis possuem algum tipo de item de acessibilidade, como portas com largura adaptada, rampa para cadeirantes, barras de apoio, redução de quina ou pisos antiderrapantes, entre outros.
A partir de agora, o anúncio do imóvel que se encaixe nos parâmetros para pessoas com deficiência ou idosos ganha a tag “Acessível” para destacá-lo. Demais, né?
Por enquanto, a novidade está disponível apenas em São Paulo. Logo mais o recurso estará presente em todas as unidades da Desenrola.
Desenrolando mais um rolê, dessa vez a parada foi em Niterói, no Rio de Janeiro. Considerada uma das praias mais lindas da região, Itacoatiara é um verdadeiro paraíso. Com uma orla de 700 metros extensão, a região atrai visitantes que buscam curtir o mar fluminense e também quem deseja morar na região oceânica da cidade. |
Afinal, nada mais único do que acordar pertinho da brisa fresca e olhar para a lindeza da água do mar, né? Se você ainda não conhece Itacoatiara, relaxa que a gente desenrolou um rolê para você conhecer mais a região. |
Você provavelmente já ouviu falar sobre as ocas indígenas em uma aula de História, né? Mas você sabia que além de técnicas avançadas, a arquitetura indígena também expressa a cultura de cada tribo? Pois é! Esse estilo de arte também é conhecido como arquitetura vernacular, pois se caracteriza pelo conjunto de recursos locais e regionais utilizados. A Drica preparou mais uma jornada para conhecer você uma das primeiras habitações humanas, dessa vez, na raiz da história brasileira.
As ocas são o tipo mais comum de habitação indígena, principalmente nas tribos tupi-guarani. Construídas a partir de amarrações feitas com cipó e outros elementos naturais, como palha, troncos de árvore e tranco de palmeira, são o local onde podem viver famílias de uma mesma tribo.
Já as malocas são outro tipo de construção, muito utilizadas na Amazônia brasileira e colombiana, onde toda ou uma parte da comunidade da tribo vive. Ali, é o local onde eles podem compartilhar os problemas sociais, encontrar soluções, se protegerem da chuva e realizar celebrações. É o ambiente para que a tribo viva em conjunto, como uma unidade.
Arquitetonicamente falando, uma das principais características das malocas é o chão, que precisa ser feito com argila bem sovada para que não machuque os pés descalços.
A opy, entretanto, é a mais diferente entre todas. É o local onde os indígenas realizam festas e rituais sagrados. No entanto, o diferencial entre cada uma dessas moradias são os estilos de pintura e arte plumária, desenvolvidos unicamente pela tribo e passado de geração em geração.
#PraConhecer: sabia que algumas tribos e reservas indígenas permitem visitantes? Bertioga (Reserva Indígena Guarani do Rio Silveira), Mato Grosso (Xingus), Caraíva (Pataxós) e Manaus (Tupé) oferecem visitação. Bora conhecer?
Mais uma Newsletter, mais uma indicação de série. O seriado “Reforme na baixa, fature na alta” mostra como transformar imóveis para aluguel de temporada em verdadeiros locais fantásticos.
Ao longo dos oito episódios, a designer Genevieve Gorder e o especialista em mercado imobiliário Peter Lorimer, viajam através dos Estados Unidos promovendo transformações nos imóveis – que vão desde casa-barco a estábulos e prédio do corpo de bombeiros.
Se você faz parte do time de pessoas que adoram ver um ambiente reformado, então toca aqui! 🖐️
Vamos galera, brasileiros! Bora salvar a Amazônia!
E se você soubesse que sua plantinha favorita morrerá daqui três anos? Parece um destino horrível, mas é exatamente para esse futuro que caminhamos em relação à preservação do nosso meio ambiente. De acordo com o relatório de avaliações científicas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), os impactos climáticos são mais severos do que a gente imagina.
Os dados, apesar de preocupantes, mostram que ainda é possível estabilizar o aquecimento global e impedir impactos mais catastróficos, como a extinção da Amazônia. Afinal de contas, garantir que a maior floresta tropical do mundo fique em pé, é assegurar a sobrevivência de inúmeras espécies, a nossa inclusive.
Apesar do cenário sombrio, existem muitas coisas que nós podemos fazer para que a maior “platinha” do universo sobreviva. E você pode contribuir com isso. A começar pelo consumo consciente. Isso pode acontecer de diversas maneiras: seja na redução do seu consumo de carne, na compra de produtos com certificação legal, como a madeira, na diminuição do desperdício de água entre muitos outros.
Vale lembrar que é sempre possível explorar sem destruir a Amazônia. Comunidades ribeirinhas e, até mesmo, instituições nacionais já fazem o uso sustentável dos produtos naturais que a floresta produz e têm como base a prática do reflorestamento, devolvendo a regeneração de áreas que foram degradadas pelo agronegócio, garimpo ilegal e desmatamento.
#dicaboa: quer saber mais sobre a Amazônia? Confere o documentário “Amazônia Selvagem: Reino Animal”, produzido pela National Geographic, que explora mais sobre a fauna e flora da floresta e sua importância para o planeta.
Outra dica valiosa é: conheça e entenda mais sobre os nossos povos nativos e da floresta. A floresta amazônica é habitada por comunidades indígenas e locais há pelo menos 13 mil anos.
Isso significa que essas pessoas preservam 80% da biodiversidade do planeta terra. Ter conhecimento sobre as populações locais incentiva o importantíssimo papel que essas pessoas exercem dentro e fora da floresta.
Curtiu essa edição? Compartilhe a Desenrola News com os seus amigos.
Até a próxima!