Decoração de apartamento: confira 3 dicas essenciais

decoração de apartamento
4 minutos para ler

Nos últimos anos, está cada vez mais comum encontrar pessoas que estejam se mudando para lares menores — como é o caso dos condomínios. Atualmente, muitas construtoras estão desenvolvendo projetos especiais para famílias compactas ou jovens que acabaram de começar uma nova vida sozinhos. E, ao dar esse passo, é normal que esses indivíduos sintam falta de um visual mais aconchegante e intimista nesses espaços. E é justamente aí que a decoração de apartamento se faz necessária.

Ao pensar na composição dos cômodos, será possível aproveitar inúmeros benefícios, como otimizar os ambientes, tornar a rotina dos moradores mais fácil e, inclusive, fazer com que os espaços fiquem estilosos e de acordo com o perfil familiar. Vale a pena!

Mas, afinal, o que deve ser analisado ao longo desse processo? Quais os principais truques para os marinheiros de primeira viagem? Essas e outras perguntas serão respondidas neste post. Para saber mais, continue a leitura e anote nossas sugestões!

1. Integre os ambientes

Um dos principais segredos para criar uma decoração de apartamento impecável é a integração de ambientes. Basicamente, podemos definir essa ideia como uma maneira de unir dois cômodos compactos, eliminando as paredes e, com isso, fazer com que haja mais espaço disponível para a circulação de pessoas e demais atividades diárias.

Um bom exemplo de espaço integrado é a tradicional cozinha americana, que costuma ser unida à sala de estar ou de jantar. Aqui, uma sugestão interessante é eliminar a parede e incluir um balcão com banquetas para delimitar a área.

Também é possível abrir a parede até a metade e fechar o restante com um vidro transparente. Esse cuidado serve para garantir maior sensação de amplitude e impedir que o cheiro da cozinha se espalhe pelo restante da casa.

2. Invista em móveis funcionais

Os móveis funcionais não podem ser deixados de lado durante esse processo. São peças modernas, com um design arrojado, mas que carregam uma característica importantíssima: eles conseguem oferecer total praticidade no dia a dia dos moradores.

O sofá-cama é um deles. Contando com a função de se tornar uma cama, esse elemento é excelente para quem deseja receber visitas, mas não possui um quarto de hóspedes em casa.

Existem ainda outros itens que carregam o mesmo conceito, como os pufes que viram mesas de centro, as mesas que abrem e fecham, prateleiras e nichos, as camas box e por aí em diante.

Lembre-se, ainda, de sempre preferir as peças pautadas por tons claros, que conseguem transmitir maior sensação de amplitude do espaço e fazer com que o visual da sua decoração de apartamento fique clean.

3. Nivele a varanda à sala de estar

Seu apartamento tem varanda? Em caso positivo, um truque interessante é unir esse espaço externo com a sala de estar. Isso mesmo! As construções mais modernas do mercado já permitem que a parede entre esses dois cômodos seja derrubada e, no lugar, uma porta de correr possa ser instalada.

Contudo, o único cuidado necessário ao longo dessa etapa é nivelar o piso de ambos os espaços — esse detalhe fará com que o local fique maior e transmita uma enorme sensação de bem-estar. Faça o teste!

Dica bônus

Não se esqueça de, antes de iniciar qualquer uma dessas etapas, realizar um planejamento completo. Com esse cuidado, será possível criar uma decoração impecável, repleta de elementos de qualidade, sem que, para isso, o orçamento saia prejudicado.

Nesse processo, considere seu objetivo principal, a rotina dos moradores, o estilo visual que mais conversa com o perfil da família, o prazo para essa realização e o valor disponível para essas mudanças. É um cuidado que vale a pena!

E então, gostou das nossas dicas exclusivas sobre decoração de apartamento? Caso queira continuar acompanhando outros conteúdos como este, aproveite para seguir as nossas páginas no Facebook e no Instagram para não perder nenhuma novidade. Até mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário