Contratar Imobiliária: principais vantagens de contar com profissionais

Contratar Imobiliária: principais vantagens de contar com profissionais
7 minutos para ler

Anunciar um imóvel para locação ou compra e venda é um procedimento que pode ser complexo e requer atenção. Afinal, é necessário reunir as informações do imóvel, fazer a divulgação adequada, cuidar da avaliação do bem, providenciar a documentação necessária, entre outras atividades. Nesse sentido, a solução pode ser contratar uma imobiliária de confiança para desempenhar essas funções.

A imobiliária é responsável por participar de todas as fases que envolvem a negociação do imóvel — desde o momento de vistoria e avaliação da propriedade, passando pelo anúncio até chegar ao cumprimento do contrato. Apesar de algumas partes dispensarem o auxílio de uma imobiliária, essa empresa é essencial no processo de intermediação do bem.

Tem dúvidas sobre o assunto? Este artigo vai esclarecer o conceito e as principais vantagens envolvendo a contratação de uma imobiliária. Acompanhe a leitura!

O que é uma imobiliária de imóveis?

A imobiliária é a empresa que atua como a intermediadora da compra, venda e locação de imóveis — residenciais, comerciais, industriais e terrenos, e suas subcategorias, incluindo-se aí terras vagas e fazendas.

Essa empresa faz toda a diferença durante os procedimentos de transmissão da propriedade ou da posse de um imóvel. Até porque os profissionais responsáveis por essas questões fazem toda a diferença e garantem uma ótima relação custo-benefício.

Isso porque a equipe que ali trabalha domina os conhecimentos necessários acerca da dinâmica do mercado, a documentação necessária, as etapas em cartório, além de conferir segurança jurídica e dar mais qualidade para a transação.

Como escolher a imobiliária ideal?

Primeiramente, a imobiliária deve ser de confiança. Nesse sentido, os corretores precisam estar devidamente credenciados pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), conforme exigência da lei.

Essa espécie de habilitação é um requisito indispensável para que se proceda à negociação de qualquer documento e contrato referente à compra, venda e locação de imóveis. Afinal, apenas os profissionais que estejam autorizados para o exercício da profissão de corretor podem ser intermediários dessa negociação.

Quais são as vantagens de contratar uma imobiliária?

Contratar a imobiliária é uma boa medida para as partes que desejam efetuar uma negociação segura, sem riscos e sem grandes preocupações. Até porque essa empresa será a responsável por tomar conta de praticamente todas as etapas que fazem parte desse procedimento.

Confira, a seguir, as principais vantagens que envolvem a contratação dos serviços de uma imobiliária.

Ajuda no momento de avaliação do imóvel

A avaliação do imóvel inclui uma visita ao local para conhecer a estrutura do bem — revestimentos, fiação elétrica, pintura, pisos, instalação hidráulica, situação de portas e janelas, acabamentos etc. Também é possível identificar falhas e problemas na propriedade que precisam ser sanadas — e até mesmo realizar eventuais reformas.

A partir dessas informações, é possível estipular uma quantia aproximada do valor do imóvel perante o mercado. O profissional responsável por essa etapa domina o conhecimento necessário para avaliar a propriedade de forma apropriada e, então, determinar montantes justos e adequados, sem elevar nem abaixar demais os preços.

Agiliza a reunião de toda a documentação necessária

A compra de um imóvel exige a apresentação de uma série de documentos perante o cartório. Trata-se de um procedimento burocrático, complicado e, por vezes, estressante — principalmente para as pessoas que não entendem muito sobre essa questão. Nesse sentido, a imobiliária vai figurar como a parte encarregada de juntar toda a documentação necessária e conferir a validade e legalidade dessa papelada. Da mesma forma, os corretores analisam condições para que toda a negociação seja feita da forma mais clara e objetiva possível.

Tem um maior conhecimento sobre o mercado

Você sabe quanto vale o seu imóvel para venda? Ou, então, o preço de aluguel? A definição desses valores depende de uma série de fatores, como a localização do bem, a metragem, as tendências do mercado, a lei da oferta e da procura etc. Desse modo, ninguém melhor do que a imobiliária para definir o preço ideal para cada negociação específica.

Um dos equívocos que os proprietários cometem é ofertar um valor muito acima do praticado no mercado e que vai afastando os potenciais interessados. Também é possível oferecer um preço abaixo da média, o que acaba trazendo prejuízos. Nesse sentido, entender como deve ser feita a avaliação do imóvel é a melhor maneira de determinar um valor apropriado e evitar confusão.

Promove uma divulgação eficiente

A imobiliária é incumbida de efetuar a divulgação da propriedade nos meios disponíveis para isso, ou seja, sites especializados em anúncios de imóveis, redes sociais, portais imobiliários, jornais e outros canais de comunicação. O objetivo é disponibilizar a publicação para um maior número possível de pessoas interessadas, de forma a aumentar as chances de negociação do imóvel.

Protege a privacidade das partes

Muitos vendedores, compradores e locatários desejam manter a sua privacidade reservada e, por isso, preferem proteger os seus dados pessoais de veículos de comunicação. Assim, os interessados devem entrar em contato com a imobiliária e não com a parte. Nesse sentido, a imobiliária não divulga essas informações e pode proceder a todas as etapas de negociação atuando como intermediária.

Seleciona as pessoas interessadas de maneira criteriosa

A imobiliária passa a conhecer os interessados e acaba conhecendo melhor o perfil de cada um — necessidades, preferências, expectativas etc. Desse modo, tudo acaba sendo filtrado e somente aquelas pessoas que realmente têm condições e interesses que estão de acordo com o objetivo do negócio são selecionadas.

Afinal, nem todos que entram em contato têm o real interesse e a disposição de negociar o imóvel. Nesse sentido, a imobiliária seleciona os melhores clientes em potencial e verifica os que apresentam maior chance de prosseguir com a negociação. Trata-se de uma medida que evita a perda de tempo e desgastes desnecessários.

Qual é o papel da imobiliária na hora de negociar o imóvel?

A negociação do imóvel é um procedimento formal e burocrático. No entanto, o auxílio de uma imobiliária pode tornar as etapas mais simples. Conheça as principais funções da empresa nesse sentido.

Traz segurança para a transação

Os pontos envolvendo o mercado e tratos financeiros estão seguros graças à imobiliária. Ela garante o preço justo nas transações e oferece a eventual possibilidade de ser auxiliado por uma consultoria jurídica. Trata-se de mais uma garantia de que o negócio está sendo implementado conforme as disposições legais.

Verifica a escritura e o registro

A formalização do negócio envolve a assinatura da escritura feita pelo Cartório de Notas e o devido registro no Cartório de Imóveis onde está a localização da matrícula do bem. Nesse momento, a equipe da imobiliária vai ajudar auxiliando as partes no passo a passo de modo que tudo ocorra conforme as determinações legais.

Analisa o contrato válido

As condições e cláusulas presentes no contrato são avaliadas pela equipe jurídica da imobiliária, além de verificar toda a legalidade dos documentos que foram apresentados.

Existem muitas vantagens ao se contratar imobiliária com credibilidade. Nesse sentido, é importante construir uma relação de confiança mútua com os profissionais que trabalham nessa empresa, a fim de buscar as melhores soluções para a compra, venda e locação de imóveis.

Ficou interessado em contratar uma imobiliária? Entre em contato com a Desenrola e saiba mais sobre os nossos serviços!

Você também pode gostar

Deixe um comentário