Qual é o passo a passo necessário para comprar apartamento?

comprar apartamento
6 minutos para ler

Quem nunca sonhou em comprar apartamento próprio e conseguir sair do aluguel? O desejo de muitos brasileiros parece um pouco distante devido ao desconhecimento sobre os principais passos para encontrar o imóvel ideal e adquiri-lo.

O planejamento para a compra do apartamento é essencial no momento de escolher entre diferentes opções, entender como poupar capital, como financiar etc. Desse modo, alguns cuidados são de extrema relevância durante o processo.

Portanto, separamos neste post, tudo o que você precisa saber a respeito do tema e como se preparar para a compra de um imóvel que atenderá todas as suas expectativas. Vamos nessa?

Faça um planejamento financeiro

Se para algumas compras menos significativas como móveis de casa ou até carros, fazemos um planejamento financeiro, por que não seria feito com um bem como imóvel? É muito importante que caso seu objetivo seja comprar uma casa/apartamento, que comece a se planejar, juntando dinheiro mensalmente ou investindo para em breve ter o valor necessário para começar a buscar pelo imóvel dos seus sonhos.

Dessa forma, se você quer, por exemplo, em dois anos realizar a compra, comece desde já a poupar capital e, se possível, faça uma projeção do quanto deverá economizar mensalmente para chegar ao montante final dentro do prazo estabelecido. Não esqueça que além de utilizar seu salário, você ainda pode buscar outros métodos de fazer dinheiro, por meio da venda de produtos artesanais, por exemplo, a fim de conseguir mais uma fonte de renda.

Entenda a situação do mercado imobiliário

Compreender como anda o mercado imobiliário é essencial para saber se é o momento de comprar seu apartamento ou não. Por exemplo, em épocas de crise financeira é normal que o preço dos imóveis abaixe, sendo uma oportunidade para aqueles que já têm uma boa quantia de capital para dar como entrada e pedir o financiamento do restante, se for necessário.

Caso o mercado financeiro esteja bem, provavelmente o imobiliário estará com valores um pouco maiores. Por isso, entenda se está havendo a supervalorização de imóveis ou se eles estão dentro dos padrões. Isso é muito importante para saber se o seu dinheiro estará sendo bem investido ou não. Portanto, esteja atento!

Escolha o imóvel de acordo com seu perfil

O primeiro imóvel é muito especial e, por esse motivo, deve ser a sua cara. Por isso, faça uma busca por localidade, quantidade de quartos, suíte, número de banheiros, varanda, tamanho do apartamento, valor máximo estipulado etc.

A partir de alguns desses filtros você encontrará imóveis que estão mais compatíveis com o que espera e, assim, a procura será muito mais eficiente. Lembre-se de ser exigente com o que busca, já que se trata de um investimento bastante caro e que será (provavelmente) seu lugar de moradia por alguns anos.

Quanto mais você procurar, maiores as chances de achar a opção ideal. Não tenha pressa nessa busca!

Verifique as formas de financiamento possíveis

Se você quiser financiar o seu apartamento, é importante que saiba se fará diretamente com a construtora, se utilizará programas como o Minha Casa Minha Vida, ou recorrerá a bancos como a Caixa Econômica. Por meio de um bom financiamento, é possível diminuir o valor inicial da entrada e estender por mais tempo as parcelas de quitação.

Entenda se o seu perfil está dentro dos padrões exigidos e saiba quanto será financiado.

Tire uma espécie de “raio-X” do imóvel

Assim como cada cidadão tem o seu RG (registro geral) com informações como nome, data de nascimento, nome dos pais etc, os imóveis também tem um registro que funciona como uma espécie de raio-X. Indo ao cartório e conferindo o RGI (registro geral de imóveis) é possível saber o nome do titular do imóvel, se existe alguma dívida atrelada (hipoteca ou alienação), se existe vaga de garagem e outros detalhes.

Desse modo, é possível ter uma visão ampla da situação do apartamento e se ele realmente representa aquilo que você busca, evitando dores de cabeças futuras por falta de informação. Por isso, não deixe de ir atrás desses dados.

Saiba quais são os documentos exigidos

Se você já está pronto e decido a seguir com a compra de determinado imóvel, agora chegou a hora de separar toda a documentação necessária para realizar a compra. Então, anote os principais papéis exigidos nesse processo!

Documentos do proprietário

  • certidão de nascimento ou casamento;
  • certidão de interdição ou tutela;
  • certidões judiciais.

Documentos do imóvel

  • certidão atualizada de registro do imóvel;
  • certidão de ônus reais;
  • certidão de quitação fiscal;
  • declaração de quitação de obrigações condominiais.

Documentos do comprador

  • cópia de RG e CPF;
  • cópia de certidão de nascimento ou casamento;
  • cópia de comprovação de renda atualizado;
  • caso o comprador tenha se casado após 1977 deve apresentar uma cópia de acordo antenupcial;
  • endereço atualizado;
  • certidão negativa de comprovantes criminais ou federais;
  • caso seja utilizado o FGTS será necessário a cópia autenticada da carteira de trabalho e extrato de FGTS dos últimos dois anos.

Cuidados são bastante necessários, afinal, comprar um imóvel é uma responsabilidade grande e envolve bastante capital na transação. Por isso, contate uma imobiliária que esteja no ramo imobiliário e que tenha credibilidade para lhe ajudar no processo. Além de simplificar, ainda é possível evitar alguns problemas, então, não dê mole!

Viu como é fundamental entender todos os passos para comprar apartamento e sair do aluguel? Por isso, lembre-se de anotar nossas dicas e fazer um bom planejamento financeiro, estudar a situação do mercado imobiliário, escolher um imóvel de acordo com o seu perfil, entender todas as formas de financiamento, saber todos os documentos exigidos e ir a um cartório para conferir, por meio do RGI, as condições do imóvel. Agora que você já sabe tudo isso, não perca mais tempo e programa-se para comprar a casa dos seus sonhos sem complicações!

Se você gostou do nosso conteúdo e quer contar com uma imobiliária de confiança para encontrar o apartamento dos seus sonhos, então, não deixe de entrar em contato com a Desenrola agora mesmo! Estamos à disposição para ajudá-lo nessa missão tão importante!

Você também pode gostar

Deixe um comentário