Quais cuidados devo ter ao comprar apartamento usado? Entenda aqui!

comprar apartamento usado
6 minutos para ler

Comprar apartamento usado pode ser muito vantajoso: eles costumam ser mais espaçosos do que os novos, custam menos e estão localizados em regiões mais urbanizadas e próximas de pontos de referência importantes.

Entretanto, é preciso ter alguns cuidados antes de adquirir um deles, afinal, comprar um imóvel requer um bom investimento e impacta na qualidade de vida. Assim, ter segurança nessa hora é fundamental.

Neste texto, nós mostramos os principais cuidados que você deve ter ao comprar um apartamento desse perfil, proporcionando mais segurança e tranquilidade para a sua negociação. Confira, a seguir, nossas dicas!

Cuidados ao comprar apartamento usado

Documentação e situação legal

O primeiro cuidado ao se comprar apartamento usado é verificar toda a documentação do imóvel e a situação legal dele, principalmente em relação a dívidas, penhoras judiciais, hipoteca e outros ônus que esses bens possam ter. Para isso, o ideal é conversar com o vendedor para verificar onde se encontra a matrícula do imóvel. No cartório responsável, você pode pedir uma cópia desse documento para analisar se não há nenhuma pendência.

Sem tomar esse cuidado, você pode cair em armadilhas, como ter que comprovar na justiça que é um terceiro de boa-fé e que não adquiriu o imóvel para fraudar algum credor, além de evitar ter dores de cabeça e gastos para regularizar o bem. Nessa hora, contar com uma empresa especializada em negociação de imóveis é extremamente importante.

Muitos desses trâmites podem parecer complicados, além de exigir deslocamentos, pagamento de taxas e conhecimento sobre os termos do mercado imobiliário. Porém, ao contar com profissionais especializados no assunto, você poderá garantir que o imóvel que está sendo negociado não possui restrições e que, se houver algum problema, ele pode ser resolvido de forma rápida.

Situação condominial

Além da documentação no cartório para verificar a situação legal, também é preciso analisar como está o imóvel diante das obrigações com o condomínio. Afinal, é necessário pagar taxas mensalmente para bancar obras e despesas de manutenção do empreendimento.

Apesar de todas as dívidas antigas serem, legalmente, de responsabilidade do proprietário anterior, você pode ter que gastar tempo e dinheiro para comprovar essa situação, além de arcar com custas em eventuais processos ou honorários advocatícios.

Se o antigo proprietário não se comprometer a arcar com todas essas despesas e dívidas, você corre o risco de sofrer cobranças extrajudiciais e ter constrangimentos a esse respeito, ou mesmo o imóvel pode ser alvo de uma penhora para o pagamento dessas taxas.

Aqui também vale a dica de ter o suporte de uma empresa especializada na negociação. Antes de vender o imóvel, ela discriminará tudo que ainda está pendente e poderá iniciar as negociações com o proprietário, para que ele quite todas essas taxas, antes de fazer a transferência do apartamento.

Conservação do prédio e apartamento

Passando para a área mais prática sobre os cuidados ao comprar apartamento usado, é preciso analisar com bastante atenção como está a conservação do imóvel e também de todo o prédio, para ter certeza de que você está fazendo um bom negócio.

Aqui, o ideal é contar com profissionais especializados, principalmente para analisar toda a estrutura do local, afinal alguns defeitos podem passar despercebidos para leigos, mas são capazes de inviabilizar as condições de moradia.

Da mesma forma que os pagamentos, os defeitos na estrutura ou que não foram informados também são de responsabilidade do antigo proprietário, a não ser que o contrato diga o contrário. No entanto, ter que passar por todo o procedimento de mudança para o novo apartamento e se deparar com a necessidade de reformas pode ser frustrante.

Além disso, defeitos na estrutura do imóvel podem ser perigosos, principalmente em apartamentos e prédios antigos. Por isso, esse cuidado é fundamental para o seu bolso, mas também para a segurança de toda a sua família e demais moradores.

Laudo de vistoria

Sempre que um imóvel é negociado — seja para venda ou aluguel — é fundamental fazer um laudo de vistoria. Nele, estarão relatadas as condições do apartamento, todos os defeitos e o estado geral de estrutura e acabamentos.

Assinando esse documento, o comprador está concordando com tudo o que está escrito ali, aceitando o apartamento no estado em que se encontra, com todos os problemas existentes e possíveis avarias que decorrem deles.

Por isso, sempre leia com atenção o laudo de vistoria e, se possível, acompanhe o profissional que está fazendo esse documento no momento da visita ao apartamento. Assim, você poderá verificar o que é vistoriado e, até mesmo, incluir alguns pontos.

Essa é uma forma de garantir a sua segurança em relação à negociação, pois defeitos que não estavam elencados no laudo de vistoria também são de responsabilidade do antigo proprietário, pois eles não foram noticiados ao comprador.

Vizinhos

Outro cuidado importante que você deve prestar atenção ao comprar apartamento usado é em relação aos vizinhos e outros moradores do prédio. Assim, é fundamental verificar como será o seu dia a dia, pois isso influencia na sua qualidade de vida.

Ter vizinhos barulhentos ou que não respeitam as normas de convivência, segurança e higiene pode afetar a sua rotina, prejudicar os momentos de lazer e descanso, além de trazer dores de cabeça no momento de reclamar ou resolver essas questões.

Por isso, tente visitar o apartamento em horários diferentes, prestando atenção se os moradores cumprem com as normas de segurança — como não deixar as portas abertas, sempre fechar as entradas e saídas do prédio e portas de garagem etc. — e também de convivência.

Visite as áreas comuns e o salão de festas, além dos espaços para lazer para verificar se eles estão bem cuidados e os moradores os utilizam conforme todas as regras. Dessa forma, você pode ter mais tranquilidade ao morar nesse local.

Seguindo esses cuidados, você terá mais segurança ao comprar apartamento usado. Não esqueça de escolher uma empresa especializada no aluguel em venda de imóveis, como a Desenrola. Nós fornecemos uma negociação de forma simplificada, com o objetivo de descomplicar todos os trâmites nesse momento!

Ficou interessado no assunto? Se você está buscando uma casa ou apartamento, não deixe de falar com a gente. Nós faremos o possível para ajudá-lo a encontrar o imóvel perfeito para as suas necessidades!

Você também pode gostar

Deixe um comentário