Como escolher uma imobiliária? Veja as características que você deve considerar

como escolher uma imobiliária
6 minutos para ler

O mercado imobiliário está bastante aquecido. Essa expansão é impulsionada principalmente pela melhoria da economia e uma alta no poder econômico dos consumidores. Diante desse cenário, muitos ainda têm dúvidas sobre como escolher uma imobiliária de confiança e que transmita segurança e tranquilidade durante as negociações da locação.

De fato, é essencial contratar os serviços de uma empresa intermediadora que seja adequada às suas necessidades e tenha a capacidade de atender o seu perfil para que você possa sair satisfeito após o negócio.

Ficou interessado no assunto? Este artigo vai explicar como escolher uma imobiliária para ajudar no momento de procura de um imóvel para alugar. Acompanhe a leitura!

As principais vantagens de contratar uma imobiliária

Contar com o apoio de uma imobiliária é um cuidado que fará toda a diferença para que você consiga encontrar um imóvel de qualidade e para poder fazer uma boa negociação.

Ninguém melhor do que os profissionais que trabalham nessa área para fornecer as melhores dicas e auxiliá-lo nessa tarefa. Afinal, eles têm experiência e maior conhecimento sobre o mercado. Confira as maiores vantagens de contratar uma imobiliária.

Segurança

A imobiliária proporciona maior segurança durante todas as transações. Afinal, ela não pode omitir informações nem divulgar dados aos clientes que não correspondam à realidade. Caso contrário, correm o risco de serem punidas, conforme determina a lei. Nesse sentido, os serviços são pautados na qualidade e na preocupação com o bem-estar dos consumidores.

Facilidade com documentos

Fechar um negócio por conta própria é uma tarefa complexa e burocrática. A falsa sensação de economizar pode trazer consequências negativas e vários prejuízos. A imobiliária tem a função de simplificar os procedimentos que envolvem a locação de um imóvel.

Afinal, é um negócio que requer a apresentação de vários documentos importantes, especialmente quando se trata de locação ou compra e venda de imóveis. Assim, a imobiliária será a figura responsável por reunir toda a documentação necessária.

Além disso, as imobiliárias de sucesso apresentam um setor jurídico próprio que tem o dever de fazer a análise legal da negociação e elaborar um contrato de locação, contendo todas as condições e cláusulas que vão reger a negociação e determinando os direitos e deveres de ambas as partes. Assim, o cliente será poupado de eventuais desgastes, uma vez que todo o trabalho ficará a cargo da empresa.

Profissionais capacitados

Os profissionais que trabalham em imobiliárias reúnem um amplo conhecimento sobre o mercado, além de conhecerem as peculiaridades de cada bairro e terem uma maior noção sobre a valorização da região, os preços de mercado e, até mesmo, sobre as tendências para os próximos anos.

Nesse sentido, não se esqueça de verificar se esses profissionais estão devidamente registrados no CRECI e se eles detêm a competência necessária para exercer as suas atividades.

Realização de vistorias

A imobiliária tem a competência para realizar a vistoria de imóveis, especialmente os usados. Essa tarefa é muito importante, uma vez que o cliente costuma ser uma pessoa leiga e nem sempre domina o conhecimento suficiente necessário para avaliar o imóvel e se as instalações e estruturas estão funcionando de maneira devida.

Por sua vez, os profissionais que trabalham em imobiliárias apresentam um olhar mas técnico sobre a propriedade e conseguem julgar melhor as condições do ambiente.

Intermediação da negociação

A imobiliária tem o dever de atuar como um ponto de equilíbrio entre as partes durante o procedimento de intermediação dos negócios. Nesse sentido, ela evita eventuais discussões e problemas que poderiam surgir. Assim, fica mais fácil chegar a um consenso comum e obter mais segurança durante a locação.

Serviços de imobiliária online

Muitas imobiliárias já contam com os serviços online. Existem diversas plataformas que já oferecem esse tipo de funcionalidade. Trata-se de uma ótima opção para trazer praticidade e conforto para o cliente.

Requisitos a serem observados antes da escolha de uma imobiliária

Antes de começar a busca pelo imóvel ideal e dar prosseguimento à negociação, você deve analisar alguns aspectos. Conheça as principais características que você deve considerar antes da escolha de uma imobiliária.

Analise se os profissionais apresentam o registro no CRECI

É essencial saber se os profissionais que trabalham na imobiliária frequentem um curso específico e apresentem o devido registro no CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), um órgão que é subordinado ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).

Trata-se de uma credencial obrigatória que os capacita para atuar na área, além de ser considerada como um verdadeiro diferencial para os profissionais que desejam trabalhar nesse segmento.

Verifique o histórico e imagem no mercado

Verifique se a imobiliária tem uma boa reputação perante o mercado imobiliário. Para isso, você deve pesquisar na internet e redes sociais da empresa, consultar os moradores da região ou perguntar para conhecidos que já fecharam contrato com a empresa, por exemplo.

Não deixe de analisar o tempo de atuação da imobiliária, o seu crescimento, a existência de filiais e eventuais problemas que ela teve que solucionar.

Analise a qualidade do atendimento

O atendimento presencial deve ser ágil, cortês, esclarecedor e atender às expectativas dos clientes. Portanto, não hesite em fazer perguntas e buscar conhecer melhor o imóvel e a região que será objeto de negociação.

Também é importante avaliar o atendimento por meio da qualidade de outros tipos de canais que ela disponibiliza para o público, como telefone, sites e redes sociais. Uma boa imobiliária deve passar confiança, seriedade e estar preocupada em garantir a satisfação dos clientes.

Observe os imóveis que são anunciados

Uma imobiliária de confiança apresenta uma grande variedade de imóveis disponíveis para negociação, tanto para locação quanto compra e venda. Assim, há propriedades para todos os perfis de clientes. No mesmo sentido, o número de pessoas que será alcançada pelos anúncios será muito grande. Logo, as chances de fechar o negócio também aumentam consideravelmente.

Agora que você já sabe como escolher uma imobiliária, terá mais condições de fechar uma negociação promissora e vantajosa. Nesse sentido, a Desenrola ganha destaque. A nossa proposta é simplificar os trâmites de locação, conferindo mais agilidade e seriedade durante todo o procedimento.

Portanto, se você deseja alugar ou vender seu imóvel sem enrolação? Venha e anuncie conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário