Aprenda agora como escolher um apartamento para alugar

como escolher um apartamento para alugar
6 minutos para ler

A compra do primeiro imóvel é um momento muito aguardado na vida de qualquer pessoa. É uma decisão importante e como tal, exige que você tome uma série de cuidados. Afinal, existe uma grande variedade de propriedades no mercado para negociação.

De fato, a aquisição de uma propriedade precisa ser muito bem avaliada. Até porque há várias questões a serem analisadas, como as vantagens dessa compra, localização, segurança, estrutura, acabamento, gastos, a possibilidade de valorização, as chances de contratação de um financiamento, entre outros elementos.

Neste post, vamos apresentar várias dicas de como comprar um apartamento, incluindo a possibilidade de financiamento e os cuidados no momento de escolha do imóvel ideal. A seguir, confira o que é necessário avaliar para fechar um negócio de sucesso!

Potencial de valorização

A possibilidade de valorização do imóvel é outro fator a ser analisado. Afinal, ele vai determinar se o negócio será vantajoso ou não. Para isso, verifique a tendência do mercado imobiliário, o bairro de localização da propriedade, a divisão dos cômodos, as chances de obtenção de retorno, entre outros aspectos importantes.

Chances de customização

As unidades do apartamento não precisam ser todas iguais. É possível conferir personalização ao imóvel e o acabamento, principalmente, é um fator que contribui para trazer mais praticidade, conforto e agregar maior valor à propriedade. Estamos falando de itens com madeira, armários embutidos e papel de parede, por exemplo.

Construção de um patrimônio duradouro

A compra de um apartamento significa a realização de um investimento sólido e permanente, que pode durar a vida toda e será objeto de partilha para os herdeiros. Nesse sentido, a escolha de um imóvel é um fator que poderá garantir um alto rendimento no futuro.

Mais independência

A compra do imóvel traz maior independência para o morador, uma vez que ele não ficará sujeito ao pagamento de aluguel e todas as demais regras que envolvem a locação.

Segurança na compra

A compra de um apartamento, assim como qualquer imóvel, pode ser um procedimento burocrático e demorado. Contudo, essa etapa é essencial para garantir a segurança jurídica dessa negociação. Afinal, é obrigatório averiguar os registros, reunir as certidões negativas do imóvel e analisar se o imóvel está em condições legais para a venda, por exemplo.

Avalie o seu estilo de vida

O tipo de imóvel que você vai comprar deve estar alinhado ao seu estilo de vida. Para isso, é importante observar alguns elementos — opções de lazer oferecidas, existência de varanda e garagem, metragem dos cômodos etc.

Pesquise a situação legal do imóvel

Reserve um tempo para conferir a situação do apartamento, do ponto de vista legal. Para isso, compareça até o Cartório de Registro de Imóveis e pesquise sobre a regularidade da propriedade. Assim, você pode solicitar a Certidão de Ônus Reais.

Além disso, é importante ir até a Prefeitura e solicitar a Certidão Negativa de Débitos Municipais, a fim de verificar a existência de eventuais dívidas em atraso. O interessado também deve analisar as certidões negativas dos cartórios de protesto, certidões forenses dos distribuidores civis e fiscais. 

Conheça a localização do imóvel

A região onde o imóvel está situado é um dos principais fatores que vai contribuir para a sua valorização. Portanto, observe se o apartamento está em um bairro bem localizado, analise as opções de transporte e lazer, a segurança do local e a existência de estabelecimentos comerciais próximos.

Fique de olho na segurança

O alto nível de criminalidade nas grandes cidades brasileiras tem feito com que muitos moradores se preocupem com o tipo de segurança oferecida pelos imóveis. Nesse sentido, é importante que o condomínio tenha, pelo menos, uma portaria 24 horas para acompanhar a movimentação dos moradores — a presença de câmeras de vigilância, alarmes e cercas elétricas também é um diferencial.

Avalie o potencial de valorização da região

Estude a situação do mercado imobiliário da região onde pretende comprar o primeiro apartamento. O ideal nesse caso é pensar a longo prazo. Afinal, os imóveis podem ser adquiridos por um preço considerado baixo e se tornarem mais valorizados ao longo do tempo, dobrando e até mesmo triplicando o seu valor. Em alguns casos, é possível prever essa tendência com antecedência.

Além disso, a existência de obras e construções pela região pode valorizar bastante o imóvel, especialmente se forem shoppings e demais estabelecimentos comerciais. Por sua vez, as rodovias também podem dar mais valor a uma propriedade, pois trazem mais praticidade no deslocamento dos moradores.

Conheça melhor o ambiente

A avaliação do ambiente inclui todos os elementos ao seu redor. Uma boa ideia é conversar com os seus futuros vizinhos e perguntar mais sobre a região — existência de trânsito, vias e rodovias de acesso, estrutura do condomínio, existência de barulhos durante a noite, ocorrência de assaltos e outros tipos de perigos.

Verifique a existência de incidência solar

A incidência do sol também influi para a qualidade de vida dos moradores. Portanto, se você deseja uma residência iluminada, arejada e livre de umidade, infiltrações e fungos na estrutura, deve buscar um apartamento que receba a luz solar.

Para isso, pesquise um imóvel com a fachada voltada para o lado leste. Esse tipo de propriedade costuma ser mais valorizado, uma vez que proporciona mais comodidade e conforto, especialmente em estações mais úmidas e chuvosas.

Por sua vez, os imóveis que são voltados para o lado sul costumam receber a luz do sol apenas por um curto período durante a manhã — o que não é suficiente para arejar totalmente o ambiente.

A aquisição do primeiro apartamento é sempre um momento especial, porém burocrático e complexo. De qualquer forma, é essencial avaliar todos os detalhes da estrutura da propriedade, antes de fechar o negócio. O ideal é contar com o apoio de um corretor imobiliário, pois esse profissional domina os conhecimentos sobre o mercado de imóveis e poderá trazer as melhores dicas de acordo com o seu perfil de comprador.

Gostou das dicas? Quer continuar por dentro das nossas novidades? Então, assine a newsletter e receba novos conteúdos diretamente em seu email!

Você também pode gostar

Deixe um comentário