Como montar uma biblioteca em casa

biblioteca em casa
3 minutos para ler

Se você ama livros, provavelmente, tem o desejo de ter a sua biblioteca particular. Caso seja do seu interesse, a gente separou uma lista com diversas dicas para te ajudar. Veja mais abaixo:

Escolha o espaço para a sua biblioteca

cantinho da leitura

Engana-se quem pensa que é preciso morar em uma casa grande para ter uma biblioteca. Qualquer cantinho pode se tornar o seu acervo pessoal de livros. Afinal, quem nunca sonhou em ter sua própria estante cheia de coleções?

Você pode escolher desde a sua sala de estar ao seu quarto, ambiente do home office e, até mesmo, até embaixo ou no vão da escada. Para facilitar a decisão, faça um inventário da quantidade de livros que você possui. Tenha em mente que no futuro você poderá adquirir ou ganhar outros.

Aconchego é importante

lendo na biblioteca pessoal

Como o local fará toda a diferença na experiência de leitura, escolha tudo o que possa te deixar mais confortável. Na hora de optar por uma poltrona para a sua biblioteca, verifique se acomoda toda a sua coluna, largura para sentar-se de maneira adequada, apoio para o braço etc. Além disso, pense em ter um puff para dar suporte aos pés! Outra dica para garantir o bem-estar é investir em almofadas e mantas para dar um charme ao ambiente.

Cuide da iluminação na biblioteca

iluminação da sua biblioteca

Importante para não cansar a visão e dar dores de cabeça, a iluminação da sua biblioteca é essencial. Portanto, invista em uma boa iluminação para o seu cantinho.

A dica é usar diversos pontos de luz espalhados para deixar o ambiente bem claro. Invista em luminárias e abajures! Mas caso você esteja pensando em deixar a luz do sol entrar, a gente te ajuda nessa.

A Desenrola oferece diversos filtros para te ajudar a encontrar o imóvel ideal, entre eles, até a posição do sol! Confira mais aqui!

Decore a biblioteca com a sua cara

Além do aconchego, a sua biblioteca precisa ter a sua cara. Sendo assim, defina um estilo para o local. Veja abaixo alguns que ficam ótimos:

Estilo vintage

O vintage, ou retrô, tem um conceito que remete aos anos passados, em especial, o período de 1920 a 1960. Aposte em objetos antigos, como máquinas de escrever, discos de vinil, aparelhos de TV, rádio e telefone.

Estilo escandinavo

Marcado pela presença cultural do norte da Europa, os elementos do estilo escandinavo têm como objetivo deixar o ambiente com cara de “ninho”. A décor se traduz em locais cleans, acabamentos de alta qualidade e cores neutras, por exemplo, marrom, branco e cinza.

Estilo mediterrâneo

Baseado no frescor litorâneo de países como Grécia, Espanha, Itália e Turquia. O estilo visa espaços amplos, grandes aberturas, acabamento em gesso ou pedra e tons de terracota, branco e azul. 

Organize os livros da sua biblioteca

lendo na biblioteca

Você pode organizar a biblioteca do jeito que preferir, afinal, não existe um jeito certo. Pode ser da seguinte maneira: lidos e não lidos; ordem alfabética, cor, autor, tamanho, gênero literário ou tema.

A gente desenrola para você

Viu como montar uma biblioteca não é um sonho impossível? Caso você esteja procurando um imóvel para construir o seu cantinho de leitura, a Desenrola oferece as melhores opções de casas e apês. Confira mais aqui!

Curtiu o conteúdo? Para acompanhar mais dicas como essas, siga a gente no Instagram e não esqueça de se inscrever na nossa Newsletter!

Você também pode gostar

Deixe um comentário