Quais são os 3 riscos e desvantagens do apartamento na planta?

apartamento na planta
3 minutos para ler

Quem nunca teve o sonho da casa própria? O brasileiro sempre ouviu que o melhor investimento que uma pessoa pode fazer é sair do aluguel, mas, dependendo de como, pode ser uma cilada. Comprar apartamento na planta pode parecer vantajoso, visto que as parcelas do financiamento são feitas a perder de vista. Mas você sabe tudo o que está por trás disso?

Basicamente, quando a compra é feita na planta, os consumidores estão financiando a incorporadora com os custos da construção ao dar um valor de entrada e financiar o restante. Ou seja, não existe a garantia de que o imóvel vá, de fato, ser entregue, pois muitas empresas dependem do pagamento de vários compradores.

Por isso, criamos este post com os principais 3 riscos de adquirir um apartamento na planta para que você evite se prejudicar com esse tipo de investimento. Vamos lá?

1. Quebra da construtora

Infelizmente, algumas construtoras acabam falindo durante a construção de empreendimentos, o que é um grande risco para quem está investindo. Quando a empresa pede falência, o consumidor não recebe nada do que pagou, tendo um prejuízo sobre o investimento realizado, ou seja, é muito importante saber se a construtora é renomada.

No entanto o país está passando por muitas crises, entre elas, o corona vírus. Com menos pessoas comprando e até mesmo pagando, a chance de falência é muito maior. Por isso, tenha cuidado.

2. Entrega diferente do prometido

Um grande problema de comprar apartamento na planta é ser seduzido por maquetes ou apartamentos simulados que são muito diferentes da obra final. Alguns empreendimentos são entregues sem piso, janela, box etc, o que pode ser um grande susto para quem está realizando o investimento lembrando do que viu nos “decorados”.

Desse modo, por criar uma expectativa de como será o resultado final pode haver uma frustração também na hora da entrega.

3. Problemas durante a obra

Problemas acontecem, mas alguns são maiores que outros, e, numa obra, isso pode significar atraso na entrega das chaves. Às vezes, por problemas financeiros, construtoras adiam a entrega ou precisam refazer processos por utilizarem materiais muito baratos. Por esse motivo, é muito importante estar atento a todo o momento com esse tipo de compra.

Viu como esse tipo de investimento pode nem sempre ser vantajoso? Então opte por algo que seja simples e não lhe traga problemas para o bolso no futuro. Uma ótima forma de fazer isso é contratar uma empresa de aluguel de imóveis. A Desenrola tem uma ampla opção de casas e apartamentos que, além de tudo, podem ser escolhidos de forma prática por meio da base tecnológica desenvolvida pela empresa.

Agora que você sabe quais são os principais problemas de investir num apartamento na planta, não dá para correr o risco, não é mesmo? Por isso, esteja atento e reveja qual é a melhor opção para sua necessidade!

Se você gostou desse post não deixe de curtir nossa página no Facebook! Além de outros conteúdos interessantes, também é possível acompanhar notícias do mercado imobiliário.

Você também pode gostar

Deixe um comentário