Análise de crédito para alugar: entenda como funciona

análise de crédito
3 minutos para ler

Após encontrar o imóvel dos sonhos, antes de mais nada é preciso fazer a análise de crédito. Esse processo é importante, pois avaliará as condições financeiras para arcar com as despesas do contrato. Por isso, separamos algumas dicas para você entender melhor como funciona esse passo a passo. Confira abaixo!

O que é análise de crédito

A análise de crédito é um processo em que se verifica os dados e documentos do locador. Desta forma, serão analisadas informações, como CPF, renda e restrições no nome.

Por que esses dados passam por uma avaliação? A princípio, isso é realizado para que a imobiliária se certifique de que tudo está certo com a negociação. Esse passo reduz as chances de gerar incertezas e oferece segurança no andamento da operação.

Como é feita a análise de crédito

A análise tem várias etapas. De modo geral, as imobiliárias avaliam as seguintes informações:

  1. Dados pessoais

Neste primeiro passo, serão vistos os dados básicos sobre o locatário. Isso inclui CPF, estado civil, profissão, endereço atual, telefone para contato e renda.

  1. Condições financeiras

A partir disto, o próximo passo analisado é a condição financeira. Ou seja, se há restrições no nome e pendências no banco. Além disso, é verificada a situação no Serasa e SPC.

  1. Renda

Durante o processo será realizado a consulta da renda mensal. Desta forma, é possível saber se o valor da parcela cabe no bolso do locatário. O usual é que no máximo 30% da renda mensal seja comprometida. Afinal, existem outras contas para serem pagas.

  1. Perfil de crédito

Esta etapa é necessária para entender como é o seu relacionamento com o mercado de crédito. É consultado o Score de Crédito, pontuação que define a reputação financeira.

Como funciona a análise de crédito para pessoa jurídica?

Caso você seja MEI ou ME, também vai passar por uma análise de crédito. Veja quais dados serão analisados:

  1. Dados cadastros

Nesta primeira etapa serão analisados as informações sobre o seu CNPJ para verificar a regularização, restrições e históricos.

  1. Receita

Também será consultado o lucro líquido mensal, a fim de saber se é possível arcar com as parcelas.

  1. Perfil de crédito

Assim como na pessoa jurídica, é possível saber qual é o seu relacionamento com o mercado de crédito. As empresas também possuem um Score, pontuação que define a sua reputação financeira.

Quem faz a análise de crédito?

Para auxiliar no processo de aluguel do início ao fim, a imobiliária é responsável por essa demanda. Ela dá suporte referente aos documentos necessários que ajudará com as garantias locatícias.

O que acontece depois da análise?

Enfim, após realizar a análise de crédito, a imobiliária já tem as informações necessárias sobre o inquilino. A partir disto, são definidas as formalizações do contrato. Por exemplo: valores, taxas de reajuste, laudo de vistoria e outros detalhes fundamentais.

Gostou do conteúdo? Siga a Desenrola no Instagram para acompanhar mais novidades.

 

 

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário