Aluguel de imóveis de alto padrão: como fazer com segurança

aluguel de imoveis de alto padrão
6 minutos para ler

Quem deseja ter mais conforto e opções de lazer precisa considerar o aluguel de imóveis de alto padrão. Eles são perfeitos para aqueles que desejam ter mais qualidade de vida sem se comprometer com a compra de uma casa ou apartamento mais caro.

No entanto, para fazer essa aquisição é fundamental tomar algumas precauções, tanto para escolher o imóvel ideal, quanto para não cair em negócios ruins, que podem causar problemas e despesas desnecessárias no futuro.

Por isso, neste post, vou mostrar os fatores que você deve considerar antes de alugar um imóvel. Acompanhe as dicas!

Defina um orçamento

O primeiro passo para fazer um aluguel de imóveis de alto padrão é definir um orçamento. Você precisa saber exatamente quanto pode desembolsar por mês com a locação, considerando todos os gastos que isso envolve.

Aqui, não pense somente no valor do aluguel, tendo em vista que manter um imóvel de alto padrão também tem outros custos mensais, como limpeza, manutenção, consertos e serviços específicos (por exemplo, jardinagem, segurança etc.).

Portanto, veja bem qual é o seu orçamento mensal e filtre suas buscas considerando esse valor. Isso é importante para que você não alugue um imóvel por impulso e depois não consiga mantê-lo da forma correta e sem dívidas.

Escolha uma boa localização

Outro ponto muito importante ao alugar um imóvel é escolher uma boa localização, pois esse é um dos fatores que mais vai influenciar na sua rotina. O ideal é que ele fique em uma região que facilite o seu dia a dia, principalmente em relação a deslocamento. Por isso, escolha um local perto do trabalho ou da escola das crianças, próximo a pontos importantes, como padarias, mercados e farmácias.

Além da praticidade, isso ajuda a gastar menos tempo no trânsito. Afinal, ficar horas em congestionamentos ou deixar de fazer alguma atividade de lazer porque o tempo de deslocamento é muito grande pode ser frustrante para a família.

Entenda os benefícios e facilidades oferecidas pelo condomínio

Um critério fundamental para verificar antes de alugar um imóvel de alto padrão é analisar com cuidado todos os benefícios e facilidades oferecidas pelo condomínio. Geralmente, esses imóveis requerem uma taxa mensal para o empreendimento, justamente, por isso, é fundamental avaliar o que ele oferece.

Algumas facilidades importantes são a portaria eletrônica, itens de segurança (câmeras e alarmes, por exemplo), porteiros e cercas elétricas. Existem também as opções de lazer, como piscina, salão de festas, áreas gourmet e playground.

Essas facilidades também são muito importantes, tendo em vista que, para definir a taxa de condomínio, toda a estrutura do local é considerada. Portanto, é necessário avaliar bem o custo-benefício dessas opções para ver o que sua família realmente usará e o que não vale a pena.

Cheque a documentação do imóvel

Também não esqueça de checar a documentação do imóvel, para ver se tudo está correto, se ele realmente pode ser alugado e se não há alguma pendência que pode gerar incômodos no futuro.

Nesse caso, o ideal é contar com uma empresa especializada em locação para auxiliar nessa tarefa. Experiência e conhecimento de todos esses procedimentos fazem toda a diferença para garantir que o imóvel não tenha nenhum problema.

Esse cuidado é importante porque, infelizmente, ainda existem muitas fraudes relacionadas ao aluguel de imóveis de alto padrão, principalmente as situações em que o locador não é o proprietário, exigindo pagamentos antecipados sem realmente poder alugar o bem.

Tenha cuidados com o contrato

O contrato de locação é o documento mais importante nessa hora, porque é ele que vai mostrar todos os direitos e deveres do locador e do locatário, bem como os prazos de pagamento, duração do aluguel, taxas e valores.

Por isso, você deve ler o contrato com calma e esclarecer qualquer dúvida em relação às cláusulas. Imobiliárias com experiência já têm um documento padrão e estão disponíveis para responder às questões da parte, por isso, não deixe de perguntar.

Junto ao contrato também deve estar o laudo de vistoria, que é a descrição do imóvel com todas as suas características, inclusive em relação a qualquer dano que exista, itens faltando, estado de conservação etc.

Esse documento é fundamental porque, ao assiná-lo, o locatário está aceitando o que está escrito, até mesmo os problemas que existem. Dessa maneira, não é possível reclamar depois de algum item que estava no laudo de vistoria e foi conferido.

Escolha uma imobiliária de confiança

O último passo, mas talvez o mais importante nessa hora, é escolher uma imobiliária de confiança. Como falamos, uma empresa especializada e com experiência na área poderá proporcionar muito mais segurança para ambas as partes.

Isso porque ela faz uma avaliação prévia de todos os imóveis do catálogo, verificando se não há algum problema e se eles estão em condições ideais para moradia, garantindo que o locatário não tenha dores de cabeça com isso no futuro.

Além disso, a empresa também verifica toda a documentação nos cartórios e esclarece as dúvidas do inquilino, dando suporte, inclusive, durante a locação. Tratar de questões delicadas com o proprietário pode ser difícil, mas a imobiliária fará essa intermediação sem problemas.

Aqui, o ideal é contar com uma empresa que ofereça serviços facilitados e simples, diminuindo a burocracia, mas sem perder a qualidade. Isso vale a pena, principalmente em relação ao aluguel de imóveis de alto padrão, que costumam ter um valor mais elevado e, por isso, precisam de mais cuidados.

Por isso, ao fazer esse negócio, não deixe de contar com uma imobiliária de confiança. Ela poderá ajudar desde a busca pelos imóveis ideais até após a assinatura do contrato, esclarecendo dúvidas, tratando com o proprietário e garantindo a sua segurança e tranquilidade.

Viu só? Fazer o aluguel de imóveis de alto padrão pode gerar um pouco de insegurança, mas seguindo essas dicas e cuidados, você terá mais tranquilidade, sabendo que escolher o imóvel certo e que não terá problemas no futuro. Não esqueça de sempre contar com empresas especializadas e seguir suas exigências e necessidades.

Gostou desse conteúdo? Então você não pode deixar de me seguir nas redes sociais — Facebook, Instagram e LinkedIn — para acompanhar todas as novidades!

Você também pode gostar

Deixe um comentário