7 dicas para economizar a água da sua casa

economizar água
5 minutos para ler

Economizar água é mais simples do que você imagina. Pensando nisso, separamos um checklist com 7 dicas para economizar a água da sua casa – a última é a melhor.

Em tempos de forte seca e escassez nas reservas, é preciso controlar o consumo hídrico. Entretanto, é possível fazer isso de maneira criativa. E, melhor ainda, sem gastar muito! Continue lendo e confira:

Por que é importante economizar água?

O agravamento da crise hídrica, a maior dos últimos 91 anos, pode ocasionar no risco de racionamento da água, bem como no aumento nas contas de água e energia elétrica. Para além disso, economizar água é importante para garantir o consumo de água para as futuras gerações.

Você sabe o que é Pegada Hídrica?

A Pegada Hídrica (PH) é um indicador que mede o gasto de água de qualquer coisa. Isso inclui desde o consumo total de um país, até o consumo pessoal, passando por colheitas e empresas.

Você pode calcular a sua própria Pegada Hídrica aqui. Dessa maneira, você economizará água da sua casa e outros gastos com mais facilidade.

Ao passo que diminui seu consumo hídrico, você pode apoiar a agricultura, pesca e pecuária sustentáveis. Aposte em uma alimentação mais saudável – que não utilize tanta água para ser produzida.

Reuse a água descartada pela máquina de lavar

A água que a máquina de lavar usa para o enxágue da roupa pode ser reutilizada. Por conter apenas resíduos de sabão, ela pode ser reaproveitada para lavar o quintal, pisos e regar as plantas.

Você também pode limitar o uso da máquina, ou seja, usá-la sempre cheia. Acumule mais roupas e lave tudo de uma vez. Alguns eletrodomésticos mais modernos possuem modo econômico, ou seja, você pode economizar 30% em água e energia.

Invista em acessórios

Redutores de vazão de água são verdadeiros aliados para diminuir o consumo de água. Instale-os nas torneiras e chuveiros, pois assim, ele irá moderar o fluxo de água. Você também reduzirá o consumo mensal.

Procure por vazamentos

Essa é uma das melhores formas de economizar água. Além disso, você pode antecipar possíveis problemas. Pequenos escapes podem desperdiçar cerca de três caixas d’água de mil litros.

Procure por vazamentos em canos, torneiras e chuveiros que pingam mesmo fechados etc. Ao mesmo tempo, não esqueça de verificar mangueiras, vaso sanitário e piscinas. Estes tipos de vazamento podem desperdiçar até 46 litros de água por dia!

Você também pode utilizar o movimento do hidrômetro para buscar os vazamentos. Se você possuir uma válvula de corte, desligue-a. Em seguida, verifique se o relógio continua girando. Caso ele continue rodando, provavelmente há um problema entre a válvula e o hidrômetro.

Use a piscina como reservatório de água

Você sabia que não precisa jogar fora a água da piscina? Se ela estiver imprópria para banho, você pode reaproveitá-la para fazer limpeza ou a rega dos jardins.

No caso de manutenção do tanque, também é possível fazer o reúso. Você pode instalar um reservatório na saída do sistema de limpeza. Folhas, resíduos de protetores e poeira serão descartados, deixando a água limpa novamente. Dessa forma, a água será reaproveitada ao invés de ir para o esgoto.

Além disso, a piscina pode ser utilizada como reservatório de água da chuva. Deixe encher normalmente ou direcionar a água da calha com canos de PVC. Isso também pode ser feito com baldes e garrafas.

Fique de olho no tempo do banho

Além de diminuir o tempo no banho, você pode desligar o chuveiro enquanto se ensaboa. Os banhos representam 40% do consumo da residência. Ligue-o apenas para enxaguar. Dessa forma, o gasto pode cair de 180 para 45 litros.

Regue as plantas com garrafas PET

Já pensou em montar um sistema de gotejamento com garrafa de plástico? É simples, barato e bem rápido. Pegue uma garrafa limpa e faça dois furos pequenos no fundo e meio dela. Em seguida, encha toda a garrafa e observe qual o fluxo do escoamento. Dica: tem que pingar lentamente.

Se estiver tudo certo, cave um buraco no vaso da planta. Deixe menos da metade da garrafa para fora. Ah, lembre de tomar cuidado com as raízes. E assim está prontinho o seu sistema de irrigação.

Economize na descarga

A descarga do vaso sanitário é uma grande consumista de água. Cada vez que ela é acionada por seis segundos, o gasto é de cerca de 10 a 14 litros de água. Mas tem como evitar que isso aconteça!

Se o seu vaso possuir uma caixa acoplada, você pode diminuir o gasto com apenas uma garrafa PET. Já imaginou? Encha a garrafa com areia, pedras ou água. Em seguida, você irá fixar o objeto com um arame, assim, ele não vai tombar.

Mas o que isso realmente faz? O espaço que a garrafa ocupa dentro da caixa, impede que ela se encha completamente. Assim, você controla a quantidade de água da descarga.

Como dito acima, você pode utilizar água da chuva e do descarte da máquina para reúso. Portanto, não será necessário apertar o botãozinho com frequência.

Se estiver de mudança ou fazendo a reforma do seu imóvel, aproveite para trocar seu vaso. Nesse meio tempo, substitua por modelos inteligentes que gastam entre três ou seis litros.

Gostou das dicas? Que tal aplicá-las na sua rotina? Dessa forma, você será capaz de reduzir seu consumo e economizar.

Acompanhe outros conteúdos como este no Facebook e no Instagram. Assim, você não perderá nenhuma novidade.

Você também pode gostar

Deixe um comentário